Comprando passagens domésticas de Ida e Volta




Para quem vai comprar passagens domésticas de ida e volta, recomendamos que compre os trechos separadamente, se a companhia aérea não der nenhum desconto em relação à compra conjunta. Desta forma, o passageiro terá 2 bilhetes de passagem, com dois códigos de reserva, um desvinculado do outro.

Mas por que fazer isso?

Ocorre que é política de algumas companhias aéreas cancelar automaticamente o voo da volta, se o passageiro não realizar o voo da ida (no show). 

No site da TAM, por exemplo, consta que:

"No show: quando houver emissões para os trechos de ida e volta, o passageiro terá sua reserva de retorno automaticamente cancelada caso não utilize seu bilhete de reserva de ida".

Para saber mais sobre as tarifas da TAM, clique aqui.

Recentemente, esta prática da empresa foi considerada abusiva pela 23ª Vara Cível de Brasília, numa Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público. A sentença estipulou uma multa de R$ 5 mil para cada reincidência (leia aqui). 

Entretanto, esta é uma sentença de 1ª Instância e é provável que a empresa recorra da decisão, suspendendo os efeitos da decisão anterior, e que só modifique as suas práticas comerciais quando não houver mais a possibilidade de recurso judicial.

De qualquer forma, enquanto esta prática não for abolida pela empresa, é recomendável que passageiro doméstico compre os trechos de ida e volta desvinculados, especialmente, se a compra em conjunto não lhe trouxer nenhum benefício em termos de preços mais baixos. 

Se por algum motivo você não puder embarcar na ida, ou fizer o trajeto por outra companhia ou outro meio de transporte, isso não afetará a sua viagem de volta.

Afinal, o que o passageiro mais está preocupado é em chegar ao seu destino com menos transtornos possíveis e não em obter indenização da companhia aérea a posteriori. 

Esta orientação de compra não vale, como regra, para as passagens internacionais, cujos preços dos trechos isolados (ida ou volta) costumam ser mais caros que os dos trechos conjuntos (ida e volta). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com