Viagem a Capadócia, Turquia




Por Débora Cronemberger

Em novembro deste ano, tive o privilégio de visitar a Turquia pela primeira vez. Por algumas leituras ou fotos, sempre achei esse país fascinante, mas só considerei de verdade viajar para lá quando surgiu uma promoção incrível da Turkish Airlines – dica maravilhosa que recebi aqui no Classe Turista. 

Eu sabia que adoraria o país, mas garanto que as expectativas foram muito superadas. A estética dos edifícios e dos acessórios, as especiarias, a História, as paisagens desse país que tem uma parte na Europa e outra na Ásia... É tudo de tirar o fôlego. E falando em visual, em um mundo tão globalizado e cheio de documentários como o que felizmente temos hoje, é meio difícil se impressionar de verdade com algo hoje em dia. 



Localização da Capadócia (fonte: Maps Google)

Mas na Capadócia, localizada na região da Anatólia, centro da Turquia, eu me impressionei. Já tinha visto fotos, inclusive de amigos e parentes que já tinham ido lá, mas ao vivo o impacto foi muito grande. 

Pisar naquela terra árida com rochas de formatos inusitados, com um vulcão responsável por muitos terremotos e erupções em outras épocas, me deu a impressão de estar visitando um outro planeta. 

Todo o roteiro da viagem de férias pela Turquia, que fiz com uma amiga, foi planejado pela agência Anker Travel, que conheci graças a recomendações positivas de viajantes no Trip Advisor

Eles se responsabilizaram por todas as providências de transporte, tours e hospedagens e deram um show de organização e bom gosto. Recomendo sem medo para qualquer turista. Eles montam roteiros personalizados, de acordo com os interesses, o tempo de viagem e o orçamento de cada viajante. 

 De Istambul (IST), pegamos um voo para Izmir (ADB), com aproximadamente 1h de duração, onde conhecemos a região de Éfeso – cidade que, há três mil anos, foi a segunda maior do Império Romano, atrás apenas de Roma.


Hotel Melekler Evi


De Izmir (ADB), mais uma hora e meia de voo até Kayseri (ASR), na Capadócia. Nessa região, há várias pequenas cidades muito próximas uma da outra. Ficamos em Ürgüp, em um hotel-caverna extremamente charmoso chamado Melekler Evi


A Capadócia é muito famosa pelos passeios de balão, que podem durar até uma hora dependendo do vento. Ver o dia amanhecer do alto de um balão em um local como aquele é realmente inesquecível. Tão fantásticos como essa experiência são locais como o Museu a Céu Aberto de Göreme, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984. 

Museu a Céu aberto de Göreme
Göreme é outra cidade da Capadócia, que fica perto de onde eu estava hospedada. O museu reúne igrejas e mosteiros escavados na rocha, com pinturas na parte interna que ainda preservam um pouco da cor original. Ali naquela região se concentraram cristãos em busca de refúgio contra as perseguições por parte do Império Romano. 

Museu a Céu aberto de Göreme

Há mais de 10 igrejas em cavernas no Museu a Céu Aberto de Göreme, a maioria dos séculos X a XII. Saindo do museu, siga ao Vale Devrent, conhecido como Vale da Imaginação. Lá não tem igrejas ou cavernas para visitar, é um lugar para você se sentir, sem exageros, caminhando na Lua. 



O aspecto pontudo e estranho faz com que as formações rochosas sejam conhecidas como “chaminés de fadas”. Em que outro lugar você pode se sentir ora caminhando em um filme de ficção científica, ora em uma dimensão encantada de fábulas infantis?

Vale Devrent

Dica: Dois Aeroportos ficam próximos à Capadócia, o Aeroporto de Kayseri (ASR), situado a aprox. 1 hora de viagem de carro, e o Nevşehir Kapadokya Airport (NAV), situado a aprox. 45-50 minutos. As Companhias Aéreas Turkish Airlines e Pegasus tem vôos de Istambul para os aeroportos da Capadócia, partindo, respectivamente, do Aeroporto Atatürk (IST) e do Aeroporto Sabiha Gökçen (SAW).


Links Sugeridos:

Museu a Céu Aberto de Göremehttp://www.muze.gov.tr/goreme-en

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com