Antecipe seu embarque sem taxas




Quem voa em trechos com muitos voos diários não pode deixar de utilizar uma facilidade disponibilizada pelas principais companhias aéreas brasileiras: a antecipação gratuita do embarque, ou seja, a possibilidade de pegar um voo mais cedo ao do seu bilhete, no mesmo dia, desde que haja disponibilidade de assentos, sem pagar taxas de alteração/remarcação.

É uma prática vantajosa tanto para a companhia aérea, que ainda dispõe de mais de um tempo para comercializar o assento (que não seria ocupado), e para o passageiro, que chega mais cedo ao seu destino.

Recentemente, a Azul divulgou a possibilidade de antecipação de seus voos de forma gratuita nos seus totens de atendimento e no aplicativo Azul, disponível para sistemas Android. Na TAM e na GOL, a antecipação já ocorre há pelo menos 2 anos.

Entretanto, é importante ficar atento às regras das companhias aéreas:

1. TAM

A antecipação gratuita do embarque em voos da TAM só pode ser feita no Aeroporto (o aplicativo TAM não fornece esta possibilidade), nos balcões de check-in ou nos totens de atendimento.

Para antecipar de forma gratuita, o voo deve ser realizado no mesmo dia e os aeroportos de origem e destino. Não é possível, por exemplo, antecipar um voo de Brasília para Guarulhos – GRU, mudando o aeroporto de destino para Congonhas – CGH.  É possível antecipar, tanto voos nacionais, quanto internacionais.

Não é permitido:

a) realizar antecipação de voos operados pela TAM Mercosul (PZ), LAN (LA) e todas as empresas parceiras;
b) antecipar o dia de embarque;
c) alterar a origem ou destino;
d) embarcar em voos posteriores ao original;
e) fazer reservas antecipadas;
f) antecipar o voo apenas até o ponto de conexão.

Para maiores informações, consulte o site da TAM (Serviços e Informações > No Aeroporto > Antecipação de Embarque). Clique aqui.





2. GOL

Na GOL, é possível antecipar gratuitamente o voo em até 6 horas, dentro do mesmo dia,  utilizando o aplicativo da GOL no Smartphone, utilizando o site VoeGol e utilizando os totens de atendimento.

Clientes Smiles Diamante podem antecipar para qualquer horário na data original, sem taxas, desde que informe o número Smiles neste processo.

A antecipação depende de disponibilidade de assentos nos voos anteriores e só vale para voos operados pela GOL.

Fique atento que, uma vez antecipado o voo pelo Smartphone ou pelo Totem, não é mais possível desfazer a operação.

Para mais informações, clique aqui.

3. AZUL

A Azul permite a antecipação do vôo gratuitamente, no mesmo dia, em até 6 horas, por meio de um aplicativo disponível na Play Store para sistemas Android* e por meio dos totens de autoatendimento. 

Nem o site da Azul, nem a página do Facebook, fornecem informações detalhadas sobre as regras para a antecipação de voo.

* A Azul informa que, em breve, disponibilizará o App também para dispositivos IOS na Apple Store.

4. AVIANCA

O site da Avianca não informa expressamente sobre a possibilidade de antecipação de voo, sem custo. Entretanto, é sempre interessante perguntar sobre esta possibilidade no balcão de check-in. 

Certa vez, tentei antecipar um voo de Brasília para São Paulo, mas a Avianca não permitiu, uma vez que o aeroporto de destino do voo anterior (CGH) era diferente do aeroporto de destino do voo original (GRU).

5. NO EXTERIOR

A United permite as alterações de voo no mesmo dia mediante o pagamento de 75 dólares americanos. Os associados MileagePlus Premier® Gold, Premier Platinum e Premier 1K® podem solicitar uma alteração no mesmo dia sem taxas adicionais. Confira as regras aqui.

A Delta tem três opções de alteração de voo no mesmo dia: Same-day Confirmed, Same-day Standby e Same-day Standby Upgrades. Confira as regras e taxas (Inglês).

Ainda que as empresas não deixem expressa a possibilidade de antecipação de voo sem custo é sempre interessante questionar no balcão de check-in sobre esta possibilidade..

Minha experiência no exterior:
Consegui antecipar um voo entre Miami (MIA) e Orlando (MCO) pela American Airlines, sem custo. Fiquei numa lista de espera (standby) na sala de embarque. Fui chamado pela funcionária da American, a qual fez a troca dos Boarding Passes no momento do embarque.

Convém lembrar que, segundo as regras da AA, geralmente é cobrada uma taxa de USD 75 para as alterações de mesmo dia, com algumas exceções. É provável que eu tenha me enquadrado em alguma destas. Para ler as regras da American Airlines, clique aqui.

Uma vez fui tentar antecipar o voo pela Aeromexico entre a cidade do México (MEX) e Orlando (MCO), mas a companhia quis cobrar uma taxa elevada para fazer a antecipação, mesmo com a disponibilidade de assentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com