Viagem a Atenas - Dia 3

Estádio Olímpico

Dia 3. por Luciana Calvo. Acordamos tarde novamente. Afinal, estávamos de férias! Reservamos o último dia em Atenas para visitar os sítios arqueológicos que faltavam.

Acredito realmente que você deva visitar os sítios arqueológicos em 3 dias. A cidade é tão agradável e a noite tão movimentada, que não será nenhum sacrifício! Sugiro no primeiro dia a visita Acrópole, no segundo, a Ágora antiga e no terceiro os demais. Embora isso pareca um circuito zigue-zague, uma vez que todos são muito próximos, acho mais produtivo. Pelo sol extremamente quente e as distâncias percorridas, você fica cansado facilmente e perde um pouco do interesse nos últimos sítios visitados. Entretanto, se estiver com o tempo apertado, dá para visitar tudo em dois dias!


Vamos ao nosso roteiro nesse terceiro dia.


Templo de Zeus


Começamos pelo Arco de Adriano e Templo de Zeus (lembre-se que o ingresso também está incluído no ticket comprado para visitar a Acrópole). Do nosso hotel, era possível ir caminhando até lá.

Arco de Adriano


Em seguida, visitamos o Estadio Panatenáico (fica ao lado do Templo de Zeus e não é o da Olimpíada de 2004). O ingresso custa 5 euros e a visita é imperdível.


O Estádio Panatenáico, também chamado de Calimármaro, por ter sido construído todo em mármore, é um estádio multi-uso que hospedou os primeiros jogos olímpicos em 1896. O Estádio abriga, ainda, uma sala com a exposição das tochas dos jogos olímpicos e dos jogos de inverno. 
Finalizamos a visita subindo ao pódio!

Pódio
Nesse dia, almoçamos num restaurante a caminho da Ágora Antiga: o Diskouroi Café Taverna. Pedimos o Chicken Souvlaki, que estava macio e bastante saboroso. O prato custava 9 euros.

Visitamos também a Biblioteca de Adriano (fique atento pois fecha as 14 horas). Lá há um pequeno museu com peças retiradas da escavação do local. Nas proximidades, fica a Ágora Romana, o qual não pudemos visitar pois não sabíamos que o local também fechava em torno das 14 horas.

Próximo sítio: Ágora Antiga. Imperdível. Possui uma vista fantástica da Acrópole e é tão interessante quanto esta.

Ágora significa “local de reunião”. Em Atenas, há duas Agoras: a Ágora Romana e a Ágora Antiga.  

Foi feita a restauração da Stoa of Attalos (Estoa de Átalo), um prédio de 2 andares que era o local onde os comerciantes conversavam e faziam suas vendas.  No chão do museu, está delimitado o espaço ocupado anteriormente por cada loja. Você também encontrará expostas muitas peças retiradas das escavações. Não perca!



Na Ágora Antiga, também terá a oportunidade de ver uma igrejinha (lindíssima, bem restaurada e com alguns afrescos muito bonitos preservados nas paredes e abóboda central) e, também o Templo de Hephaestus. Esse é considerado o templo mais preservado de todos os sítios arqueológicos de Atenas.


Templo de Hephaestus

Apesar do sol intenso, ainda tivemos folego para ir até o Cemitério de Keramikos. É fácil chegar até lá saindo pela porta ao lado do templo de Hephaestus.

No jantar, resolvemos inovar: comida vegetariana. Super recomendado no TripAdvisor, o restaurante Avocado, a 5 minutos do nosso hotel, nos surpreendeu. Até quem não gosta de carne de soja deveria experimentar os seus pratos para talvez mudar de opinião. Valor total da conta, incluindo vinho: 42 Euros.



Atenas deixará saudades pelo seu clima impiedoso durante o dia e bastante agradável à noite. Sua vida noturna, seus bares na calçada e sua população acolhedora. Com certeza, retornaremos em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com