Izmir, Éfeso, Pamukkale - Dia 2




Contratamos um tour para Pamukkale com a Hermosa Tours, baseada em Kuṣadasi.

O sítio Pamukkale - Hierápolis é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Pamukkale em turco, significa "castelo de algodão", e consiste num conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino (fonte: Wikipedia).

Para visitar Pamukkale, é mais difícil fazer um "day trip", usando o trem a partir de Izmir. São aproximadamente 5 horas de trem até Denizli, que é a cidade mais próxima. Consulte o timetable dos trens na Turquia no site Seat61

Se desejar fazer um day trip, a sugestão é contratar uma excursão ou alugar um carro. As estradas são boas e bem sinalizadas.
 
Selçuk é uma cidade muito interessante como base para explorar a região. Há diversas pensões, guest houses, restaurantes e ruas agradáveis. Acho que vale mais à pena ficar em Selçuk do que em Izmir.

Vamos ao nosso roteiro:

Um carro nos pegou às 7:30hs no hotel e nos levou até o ônibus da excursão em Selçuk (1 hora de carro entre Izmir e Selçuk). De Selçuk até Pamukkale, foram ainda outras 3 horas de estrada.




Fizemos uma parada para visitar uma pequena fábrica de objetos e jóias feitos, principalmente, de Onyx (Dogan Onyx Store). Assistimos uma pequena apresentação sobre como as pedras são torneadas e conhecemos a famosa pedra do Sultão, que muda de cor conforme a luz (dizem que podem apresentar até 7 tonalidades diferentes).




Paramos, em seguida, para almoçar no White Heaven Hotel.  A comida era servida em buffet, com pratos e doces típicos turcos. O restaurante fica a 5 minutos de carro do Parque de Pamukkale, que possui duas entradas.




O parque compreende a cidade antiga de Hierápolis, um museu, as hot springs e uma piscina antiga. Para se banhar nesta piscina, é necessário pagar uma taxa extra de 32 TL.



Como já havíamos visitado outras cidades antigas na Grécia e na Turquia, optamos por não dar muita atenção à Hierápolis.

A paisagem das “hot springs” (Terraços) é muito bonita e diferente de tudo o que você já viu. Mas, são poucas as que você tem acesso e, ainda assim, são muito rasas. Não dá para fazer um mergulho!





No nosso passeio, tivemos apenas 1h30 min disponível para conhecemos o parque. Gasta-se muito mais tempo no trajeto que na atração propriamente dita. Em razão disso, é recomendável que você se hospede em Pamukkale pelo menos 1 dia.

Sobre a piscina antiga, não creio que valha a pena. A única diferença é que a piscina fica sobre ruínas da cidade antiga.





Outro ponto interessante é experimentar a água local, que, segundo nossa guia, tinha gosto de soda.





Partimos de volta em torno das 16:00 hs e só chegamos no nosso hotel em Izmir às 21:30 hs, extremamente cansados. No retorno, a nossa van parou, ainda, em Kuṣadasi e em Selçuk, para só depois seguir para Izmir.





Este é um dos motivos pelos quais talvez seja mais interessante se hospedar em Selçuk ou alugar o carro para percorrer os sítios da região. Em último caso, se ficar em Izmir, procure agências da própria cidade e que não façam paradas intermediárias. 

O preço dos passeios no hotel Renaissance eram: 80 Euros por pessoa para visitar Éfeso e 150 Euros por pessoa visitar Pamukkale. Em razão disso, optamos por pegar excursões alternativas.

Em Izmir, fomos jantar novamente num restaurante da orla. Experimentamos o famoso Turkish Pide, que parece uma esfirra de carne em formato oval.

Pide é um pão típico da culinária turca. Pertence à família do pão-folha, mas é preparado com levedura e azeite. Normalmente de forma ova, é ornamentado com sementes de sésamo ou de Nigella e com uma rede de sulcos feita com os dedos do padeiro (fonte: Wikipedia).

By Sarang (Wikipedia Commons)

Hora de descansar: no dia seguinte, pegaríamos um avião com destino à Capadócia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com