Viagem a Ürgüp (Capadócia) - Dia 1


Ürgüp

Dia 1. Voamos de Izmir para o Aeroporto de Kayseri (ASR), na região da Capadócia, num voo de aproximadamente 1h15min.

Voamos pela companhia Sun Express (www.sunexpress.com), que atua na Turquia e no Egito, e pagamos aproximadamente 50 Euros pela passagem. É uma empresa low-cost, cujos assentos são um pouco apertados. A refeição é vendida a bordo. Quando da compra online da passagem, fizemos a reserva antecipada de assentos por aprox. 1 Euro por pessoa.



Havíamos contratado um translado a 25 TL por pessoa, o que acho a melhor solução, uma vez que o aeroporto é longe de Ürgüp (aproximadamente 1 hora), cidade onde ficamos, e os taxis por aqui são caros.

Você pode optar por ficar em Ürgüp ou Göreme (cuidado com as outras localizações em que não há nada por perto). Ficamos em Ürgüp e não me arrependo. Entretanto, Göreme aparentemente tem mais vida, mais gente, mais restaurantes e lojas de souvenirs.

Recomendo escolher um hotel Caverna pois é uma experiência única!


Ficamos no Fresco Cave and Mansion. Recebemos um upgrade para um quarto suíte, muito amplo e aconchegante. Simplesmente amei minha caverna! O atendimento no hotel é excelente e no quarto, além de chá, café solúvel e água de cortesia, havia algumas frutas de boas vindas, com uma simpática carta de boas vindas. O hotel tem um terraço muito agradável.

No último dia na Capadócia (30/7), como partimos antes do horário do café da manhã, o hotel preparou um 'lunch box' para nós, com suco, frutas, pão, manteiga, geleia e requeijão, o que só demonstra o excelente tratamento que tivemos neste hotel.

Nesse primeiro dia, aproveitamos para comprar os passeios e confirmar o balão que já estava agendado.



À noite, fomos à apresentação dos Dervixes (Motif Cultural Center). Não se trata de um show e sim de uma manifestação religiosa. A apresentação dura aproximadamente 1 hora e é dividida em 6 atos, entre preces, música e os giros em si. Segundo a crença, “nosso corpo, nossa alma, a terra de onde viemos e para onde vamos, tudo gira” e o Giro Dervixe ou Semazen induz a mente a participar da revolução comum a todos os seres.

Os Dervixes passam quase 30 minutos girando, com uma das mãos levantadas para o céu e a outra conectando-se com a Mãe-Terra.

Pagamos 35 Euros por pessoa, incluindo o ingresso e o transporte.  Valeu à experiência! Não dá para não assistir, pois é muito típico e diferente.

Durante a cerimônia, não é possível fazer fotografias ou filmagens. Ao final, eles retornam para uma apresentação simples, da qual é possível tirar fotos ou fazer filmagens.




Compramos esse passeio e o Green Tour na empresa Albunea travel (www.albuneatravel.com), próxima à estação de ônibus de Ürgüp. Preciso ressaltar que o proprietário nos atendeu e foi super solícito. Ficamos bastante tempo conversando e ele conhece bastante a região. Foi ele mesmo quem nos levou para a apresentação. Na volta, falamos que havíamos chegado aquele dia e ele gentilmente nos levou para um “tour extra”,  passamos por Göreme e subimos até um mirador: MAGNÍFICO!Vimos a cidade inteira iluminada… um ponto pouco turístico mas imperdível em Göreme. Sugiro que, se comprarem o tour com ele, peçam para que os leve lá. Vocês não vão se arrepender!




Nesse dia almoçamos no Sofra Restaurant. Pedimos meat balls e uma cerveja típica turca, Efes.  O restaurante é caseiro e o atendimento é muito bom. Pagamos 55 TL.




O Jantar foi no Han Çiragan Café and Restaurant (http://www.hanciragan.com/). Estavámos sem fome então fizemos um queijo e vinhos. Pedimos também um Humus com Pastrami, mas nem de perto estava tão saboroso quanto o que havíamos provado em Izmir. O vinho tinto estava bom, porém esquecemos o nome!! Dica: era um dos mais baratos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com