Press ESC to close

Mérida, México: 3 dias na capital americana da cultura

Mérida é uma cidade localizada no estado de Yucatán, no México. Foi fundada em 1542 pelo espanhol Francisco de Montejo e construída sobre as ruínas de uma cidade maia abandonada após a chegada dos espanhóis. A cidade foi batizada com esse nome pois as construções encontradas na cidade abandonada Maia faziam lembrar as ruínas romanas da Mérida espanhola (fonte: wikipedia).

A cidade se destaca pelas suas atividades culturais tendo sido, inclusive, eleita em 2000, a capital americana da cultura pela Organização Capital Americana da Cultura. Um ponto positivo é que a maioria dos museus e das atividades são gratuitas!

Seus habitantes não se consideram muito mexicanos, mas sim  “Yucatecos”. Essa identidade local, entretanto, não os impede de serem extremamente simpáticos com os turistas.

Em 2015, passamos 3 dias na cidade. Confira nossos relatos e dicas de viagem!

Dia 1. Chegando em Mérida

Chegamos a Mérida voando de Aeromexico Connect a partir da Cidade do México. A companhia, uma subsidiária da Aeromexico, opera aeronaves da Embraer EMB-190, muito confortáveis.

Aeromexico Connect, Cidade do México
Aeromexico Connect, Cidade do México

O taxi do Aeroporto até o centro de Mérida (onde fica o nosso hotel) tem um preço fixo de 200 MXN (aprox. 50 reais) e demora uns 20 minutos, dependendo do tráfego. Esta foi a única opção de transporte que nos foi indicada pelo balcão de informações do aeroporto. Para pegar um ônibus urbano, deveríamos caminhar uns 700 metros. Ademais, o transporte público de Mérida não oferece muito conforto.

Onde ficar em Mérida?

Hotel Casa del Balam, Mérida
Hotel Casa del Balam, Mérida

Ficamos 3 noites no Hotel Casa del Balam. O hotel é muito bem localizado na região central de Mérida. Há teatro, casa de câmbio, locadoras de automóveis e restaurantes nas proximidades do hotel.

O hotel tem um estilo antigo. Pagamos 3560 pesos mexicanos (MXN) por 3 dias, já inclusos os impostos e taxas, sem café da manhã. O café da manhã continental servido no hotel custava 95 MXN e o Café Americano 115 MXN.

Não foi uma boa relação custo-benefício. Havia opções de hotéis mais em conta na região central.

Hotel Casa del Balam, Mérida
Hotel Casa del Balam, Mérida

El Gran Museo del Mundo Maya

El Gran Museo del Mundo Maya, Merida, México
El Gran Museo del Mundo Maya

Já instalados, começamos nosso passeio pela cidade no El Gran Museo del Mundo Maya, que fica afastado do centro (uns 7 km).

Pegamos um ônibus do transporte público local por 7 pesos e aproveitamos um voucher de entrada gratuita que nos foi fornecido pelo hotel.

  • O ônibus que pegamos estava caindo aos pedaços! Acho que nunca vi um ônibus assim tão ruim no Brasil, mas a outra opção seria ir de taxi. Como o trânsito estava muito pesado, e como resolvemos economizar, optamos por usar o transporte público. Mas, vá lá…não foi o fim do mundo! Ônibus lá em Mérida se diz “Camión”.
El Gran Museo del Mundo Maya, Mérida
El Gran Museo del Mundo Maya

No Museu havia uma exposição temporária sobre a extinção das espécies e a exposição permanente sobre os maias do passado e do presente, incluindo obras e esculturas. O povo maia não era um povo pacífico como muita gente pensa, a guerra era uma rotina e tudo isso está ilustrado nesta exposição.

El Gran Museo del Mundo Maya, Mérida
El Gran Museo del Mundo Maya

O museu trata, ainda, da incorporação da religião católica pelos maias. Há filmes sobre a cultura e os personagens maias. O que mais gostei do museu, entretanto, foi um painel com perguntas e respostas sobre o povo e a cultura maia.

El Gran Museo del Mundo Maya, Mérida
El Gran Museo del Mundo Maya

Restaurante Apoala

Retornando à região central, fomos ao Restaurante Apoala, um dos indicados no TripAdvisor.

Sorvete de Flor de Cacto, Restaurante Apoala, México
Sorvete de Flor de Cacto – Restaurante Apoala

Comemos uma Arrachera (230 MXN) e experimentamos sorvete de flor de cacto (60 MXN). O restaurante é uma excelente opção para quem visita Mérida. As avaliações do Tripadvisor sugerem provar o Tartar de Atum (170 MXN) e os Mezcals (coquetéis), mas eu me contentei com a Arrachera. Há, ainda, opções de cervejas artesanais que possivelmente você não encontrará em outros lugares (valores a partir de 60 MXN).

Festival Internacional da Cultura Maia

Projeções no Festival Internacional de Cultura Maya, Mérida
Projeções no Festival Internacional de Cultura Maya

Felizmente, chegamos em Mérida no dia 16/10, exatamente quando começou o Festival Internacional da Cultura Maia, com diversas atrações e shows na cidade, todos gratuitos.

 

 

À noite deste primeiro dia, aproveitei para ver algumas destas atrações. O que mais me encantou foram as projeções nas paredes dos prédios.

Projeções no Festival Internacional de Cultura Maya, Mérida
Projeções no Festival Internacional de Cultura Maya

Dia 2. Chichén Itzá

No dia seguinte pegamos uma excursão para Chichén Itzá.  É um passeio imperdível tanto para quem está a passeio em Cancún, quanto para quem está a passeio em Mérida. De ambas as cidades partem excursões.  Nós pegamos as excursões pela Mayan Heritage baseada em Mérida. O passeio para Chichén Itzá custou 525 MXN, com almoço incluso. Gostei muito da agência de viagem e, especialmente do guia, que era muito simpático e divertido.

Templo de Kukulcán, Chichén Itzá
Templo de Kukulcán, Chichén Itzá

Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia, localizada no estado de Yucatán e que funcionou como centro político e econômico da civilização maia. O que mais se destaca nesta cidade arqueológica é a Pirâmide ou Templo de Kukulcán, também conhecido como “El Castillo”.

Observatório Astronômico, Chichén Itzá
Observatório Astronômico, Chichén Itzá

Além do Templo de Kukulcán, a cidade de Chichén Itza contempla diversas construções, tais como, o local onde eram realizados jogos com bolas, o cenote sagrado, a plaza de las colunas, o templo dos guerreiros e, até mesmo, um observatório astronômico. Em Chichen Itzá, o turista encontrará diversas barraquinhas de souvenirs ao longo de todos os trajetos.

Restaurante Chilam Balam

Restaurante Chilam Balam, Mérida
Restaurante Chilam Balam

O almoço ocorreu no restaurante Chilam Balam, tipo buffet, com mesas coletivas. A comida é razoável, nada espetacular. E as bebidas, pagas à parte, não eram baratas. O restaurante tem uma apresentação musical, meio artificial e feita para turistas. Os bailarinos ficavam à porta de saída do restaurante pedindo “propina” (gorjeta), o que é muito desagradável.

Cenote Ik kil

Cenote Ik kil, México
Cenote Ik kil

No final, fizemos um passeio opcional, pelo Cenote Ik kil, que custa em torno de 6 USD. É um local agradável para se banhar, mas estava cheio de turistas.

Algumas pessoas do nosso passeio, após a visita ao Cenote, tomaram um ônibus para Cancún ou para Tulum. Se isso for do seu interesse, entre em contato com a agência de viagens.

Oliva Kitchen & Bar

Oliva Kitchen & Bar, Mérida
Oliva Kitchen & Bar, Mérida

Retornando à Mérida, fomos jantar no Oliva Kitchen & Bar (calle 56 x calle 49), um restaurante italiano pequeno, de esquina, agradável, com bom atendimento e preços razoáveis. Caminhamos algumas quadras até chegar lá… É bom reservar mesa, pois, como falei, o restaurante é muito pequeno.. O restaurante Oliva Kitchen & Bar tem Certificado de Excelência do TripAdvisor (é o 8° restaurante mais bem avaliado em Mérida).

Noche Mexicana

Noche Mexicana, Mérida
Noche Mexicana, Mérida

No retorno, passamos por praças onde eram realizados eventos do Festival Internacional da Cultura Maia. Paramos na Praça Santa Ana e ouvimos algumas canções da “Noche Mexicana”…

Dia 3. Região Central de Mérida

No terceiro dia em Mérida visitei a região central, uma região histórica e de arquitetura colonial com construções do século XVII e XVIII. É toda quadriculada, com ruas estreitas e numeradas.

 

Centro Histórico de Mérida
Centro Histórico de Mérida

As principais atrações turísticas estão por lá!

Achei essa região muito segura. Vi famílias passeando tranquilamente à noite com seus filhos para aproveitar os eventos do Festival Internacional. Uma grande vantagem de Mérida, conforme falei, é que a maioria das atrações é gratuita.

Teatro José Peon Contreras

exposição de Gabriel Ramirez Aznar, Teatro José Peon Contreras
Exposição de Gabriel Ramirez Aznar

Começamos com a exposição de Gabriel Ramirez Aznar, um artista de Mérida, no Teatro José Peon Contreras, que ficava simplesmente ao lado do nosso hotel.

Palacio del Gobernador

Palacio del Gobernador, Mérida
Palacio del Gobernador, Mérida

Depois caminhamos um pouco até o Palacio del Gobernador, que fica em frente à Plaza de la Independencia e ao lado da Catedral de Mérida. O que mais se destaca no Palácio do Governador são os murais no 2° piso. O mesmo ocorre com o Palácio do Governo da cidade do México.  A entrada é gratuita e vale a pena.

Palacio del Gobernador, Mérida
Palacio del Gobernador, Mérida
  • Mérida é a capital do Estado de Yucatán, por isso mesmo, há um palácio do governador e um palácio municipal.

Catedral de Mérida

Catedral de Mérida, México
Catedral de Mérida, México

Em seguida, fomos visitar a Catedral de Mérida, muito bonita.

Museu Fernando Garcia Ponce – MACAY

Museu Fernando Garcia Ponce, Mérida
Museu Fernando Garcia Ponce, Mérida

Ao lado da Catedral, há o Museu Fernando Garcia Ponce, também chamado de MACAY (Museu de Arte Contemporânea Ateneo de Yucatán). Também é de entrada gratuita e fica na chamada Passaje de la Revolución.

No museu, havia uma exposição sobre a “Cubania”, com obras de diversos artistas cubanos, tais como: Yasbel Pérez, Favier Felipe, Jorge Antônio Hechavarria etc. Na outra sala, havia obras de artistas de Quintana Roo (estado vizinho onde fica Cancún): Mauricio Colin Castillo, Alberto Castro Leñero e Patricia Sorrano.

Museu Fernando Garcia Ponce, Mérida
Museu Fernando Garcia Ponce, Mérida

Gostei muito das obras da Patrícia Sorrano, sobre os Cenotes Místicos e Cenotes Cósmicos.

Além disso, haviam salas de artistas Yucatecos. Uma sala sobre Gabriel Ramirez Aznar e três salas sobre Fernando Castro Pacheco.  Na entrada destas últimas salas, um mural retratando os três etapas históricas do povo yucateco.

Museu Fernando Garcia Ponce, Mérida
Museu Fernando Garcia Ponce, Mérida

Museu Casa del Montejo

Museu Casa del Montejo, Mérida
Museu Casa del Montejo

Após o MACAY, fomos visitar o Museu Casa del Montejo, também de entrada gratuita. O museu apresenta a sala de jantar, os aposentos e a sala de estar da família de Francisco de Montejo, pai e filho homônimos, espanhóis responsáveis pela conquista da península de Yucatán.

Museo de la Ciudad

Museo de la Ciudad, Mérida
Museo de la Ciudad, Mérida

Por fim, fomos visitar o Museu de la Ciudad, também de entrada gratuita. O museu fica algumas quadras distante da Plaza de la Independencia. Na sala 1, havia uma exposição simples sobre a Mérida Pre-hispânica e na sala 2, sobre a Mérida colonial. O museu conta sobre a origem do nome Mérida e do estado de Yucatán. No 2° piso, há uma exposição sobre a chamada “Guerra de Castas”.

Los Dos Toros Yucatecos

Após visitar tantas atrações, era hora de almoçar… Experimentamos um restaurante chamado Los Dos Toros Yucatecos, de comida regional de Yucatán. Comida razoável com preços razoáveis. Mas eu não retornaria. Gostei mais do Apoala.

Shopping Gran Plaza

Depois, resolvemos encerrar nossas atividades culturais do dia e fomos ao Shopping Gran Plaza. O shopping fica um pouco distante da região central. É um shopping simples, com dois pisos. Fizemos algumas compras e retornamos à cidade.

Pegamos ônibus para ir e voltar (7 MXN por trecho). Como mencionei, os ônibus são muito ruins em Mérida e o trânsito para sair da região central é infernal.Você pode optar por pegar um taxi.

La Chaya Maya

Finalizamos o dia jantando no “La Chaya Maya”, de comida típica yucateca, que nos foi recomendado por diversas pessoas locais. Não vi nada de especial na comida, mas tive a oportunidade de experimentar a cerveja Modelo Especial. Muito boa!  A conta saiu por 250 MXN para 2 pessoas.

Há muito mais para se visitar…

Encerramos nossa viagem à Mérida, mas ainda faltaram diversas atrações a serem visitadas.

Há diversas opções de passeios que podem ser feitas a partir de Mérida, tais como:

  • Celestún;
  • Uxmal;
  • Progreso
  • e outros Cenotes.

Não tivemos tempo de provar os outros restaurantes recomendados pelo TripAdvisor, tais como, o “Lo que hay café”, de comida vegetariana, o “Oliva enoteca” e o “Bistrô ave del paraiso”. Infelizmente, não tirei foto do cartão postal da cidade, que é o do Monumento de la Bandera, no final da avenida Paseo de Montejo.

Que tal visitar estas atrações/restaurantes, e nos contar por aqui?

Emerson Cesar

Apaixonado por viagens e por fotografia. Começou a descobrir o mundo há 10 anos e já visitou 71 países. Gosta de caminhar a esmo pelas cidades mundo afora, observando as pessoas, as comidas, as construções e a arquitetura. É formado em Engenharia e Direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *