Dúvidas: Tickets ida e volta em classes diferentes



Dúvida n° 1. Como comprar passagens de ida e volta em classes de serviço distintas, por exemplo, a ida na classe econômica e a volta na classe executiva?

Nos voos nacionais no Brasil, não é comum haver disponibilidade de mais de uma classe de serviço. Por isso, a dúvida só faz sentido para os voos ao exterior.

É nestes voos internacionais que estão disponíveis aos passageiros diferentes classes de serviço (econômica, econômica premium, executiva, primeira classe).

E pode ser muito interessante esta ideia de ir de econômica e voltar de executiva (ou de econômica premium), especialmente quando se trata de viagens de longo curso. Pois, na volta, quando você está cansado, o conforto da classe executiva certamente ajuda ... E os preços, obviamente, não são tão caros quanto ir e voltar na classe superior.

Para isso, via de regra, você deveria comprar tickets distintos (com localizadores distintos) para cada trecho, o que sairia muito caro.

Em voos internacionais, cada trecho comprado isoladamente (só ida ou só volta) pode sair mais caro do que toda a viagem (ida e volta). Por isso, esta alternativa é inviável.

___________________________________________________


Neste post, vou te ensinar algumas opções de como comprar passagens aéreas com trechos em classes distintas.


1ª. Opção: Adquirir passagens Ida e Volta com Pontos/Milhas

Uma possibilidade é comprar as passagens de ida e volta com pontos/milhas de programas de fidelidade.

Mas, para isso, terá que comprar bilhetes separados (localizadores PNRs distintos).

Ocorre que, nas compras com pontos, via de regra, não faz diferença se você comprar os trechos juntos ou isoladamente.

Ou seja, o total de pontos/milhas necessárias para você comprar ida e volta será o mesmo, se você comprar os trechos conjuntos ou isolados.

É até recomendável que você compre os bilhetes de forma separada, pois se tiver que fazer alteração em um trecho, não necessita afetar o outro.

2ª. Opção: Adquirir passagens na opção Ida e Volta

A maioria das companhias aéreas (por exemplo, a TAM e a Qatar Airways) permite que você selecione diferentes tarifas e classes para cada trecho ao selecionar a opção Ida e Volta (return). 

Entretanto, o trecho de volta (por exemplo, Bangkok para São Paulo) tem que ser o oposto do trecho de ida (no caso, São Paulo para Bangkok). Esta regra não vale para open-jaw tickets.

Open-jaw ticket é um ticket ida e volta em que o destino e/ou a origem não são os mesmos, em ambas as direções. Por exemplo, ida (Guarulhos – Madri) e retorno (Frankfurt – Guarulhos). Neste caso, tem-se um tipo de ticket chamado de destination open-jaw, pois o retorno à cidade original é feito de um local diferente.


Veja, por exemplo, este voo (ida e volta) entre Guarulhos e Madri pela TAM. É possível comprar ida de executiva (Premium Business e volta de Econômica. Para isso, basta selecionar a coluna correspondente.



Entretanto, se você quiser ir de Guarulhos para Madri e retornar por Frankfurt, terá que escolher uma classe de serviço para ambos os trechos.






3ª. Opção: Classes Diferentes em Multi-City

A única companhia que conheço que permite classes diferentes na opção de pesquisa Multi-City é a Emirates.



No exemplo abaixo, temos o primeiro trecho entre GRU – BKK na classe econômica e o trecho de retorno SIN – GIG na classe executiva.



4ª. Opção: Upgrade de um Trecho com Pontos ou com Dinheiro

Algumas companhias aéreas permitem que você faça um upgrade de apenas um trecho do voo, usando pontos/milhas ou efetuando o pagamento em dinheiro. 

A British Airways permite que você faça upgrades (só ida ou ida e volta) usando pontos Avios (clique aqui). 

A Air France, por sua vez, permite que você faça upgrade, mediante pagamento, no momento do check-in, havendo disponibilidade de assentos na Premium Economy ou na Business.

Nenhuma destas opções serve para você? Tente entrar em contato com a Cia Aérea por telefone.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com