Moscou



Neste post, comentamos um pouco sobre nossa viagem a Moscou, capital da Federação Russa, e procuramos dar algumas dicas para quem pretende visitar esta cidade encantadora.




Chegamos em Moscou no final de setembro de 2010, uma boa época para se visitar a cidade: o clima estava agradável: nem muito frio, nem muito quente. 

Na capital russa, pode haver uma grande variação de temperatura ao longo do ano. No verão (meio do ano), a temperatura pode chegar a +40°C e no inverno (final/início do ano), pode chegar a - 25°C, o que representa uma amplitude térmica de 65°C. Uma loucura!

Aeroporto Domodedovo (DME)

Pousamos no Aeroporto Domodedovo (DME), um dos três principais aeroportos da cidade, localizado a 35 km do centro de Moscou. O Aeroporto Domodedovo dispõe de uma ligação ferroviária com o centro, por meio do Aeroexpress (clique aqui). A duração do trajeto é de 45 minutos e custa 400 rublos (aprox. 25 reais), na classe econômica.

Aeroexpress na Estação Paveletskaya

O segundo aeroporto de Moscou é o Sheremetievo (SVO). Também dispõe de uma ligação ferroviária com a estação Belorusskaya por meio do Aeroexpress e o trajeto também custa 400 rublos (clique aqui). Existe, ainda, o aeroporto de Vnukovo (VKO), que tem uma ligação ferroviária com a estação Kievskaya (clique aqui).

A partir destas estações, é possível pegar o metrô para outras localidades.

Existem outros meios de transporte que ligam a cidade aos aeroportos. Entretanto, não é recomendável utilizar os taxis, pois além de caros (aproximadamente 3000 rublos até o centro), o usuário vai padecer no trânsito da cidade.

O metrô de Moscou cobre uma grande área da cidade, dispondo de linhas radiais e de uma linha circular  (Linha 5) que cruza as várias linhas existentes. São 12 linhas passando por 195 estações, com a extensão total de 325km. Em média, trafegam pelo metrô de moscou 7 milhões de usuários por dia.

Mapa do Metrô de Moscou (estações em alfabeto cirílico) (clique para aumentar)

São muitos os pontos de interconexão entre as linhas do metrô. O usuário deve prestar atenção, pois,  nestes pontos, existem estações com nomes diferentes, de acordo com a linha de metrô. Por exemplo, quem estiver na estação Tverskaya (Тверская), linha 2, pode de fazer conexão gratuita (a pé) para a estação Pushkinskaya (Пушкинская), linha 7.

Um detalhe importante: para andar de metrô na Russia, o passageiro deve conhecer o alfabeto cirílico, pois os nomes das estações geralmente não estão transliterados nas placas. Não é necessário conhecer a língua Russa, mas, tão somente, saber fazer a transliteração entre o nosso alfabeto e o alfabeto cirílico.

Transliteração é a representação dos caracteres de uma escrita em outra. Não é tradução. A transliteração do russo para o alfabeto latino é relativamente simples. 

Há diversos sites e videos disponíveis na Internet ensinando como fazer esta transliteração:

Translitteration.com

Wikipedia



Por exemplo: 

Домоде́дово = Domodedovo

Д = D
в = V

Пушкинская = Pushkinskaya

П = P
у = U
ш = sh
и = i
н = N
с = S
я = ia

As estações de metrô são profundas, como se pode observar pela extensão das escadas rolantes de acesso às plataformas. Algumas destas estações são verdadeiros pontos turísticos. Obras de arte enfeitam os vãos centrais das estações. A decoração e os lustres também se destacam.

Vão central de uma Estação

Escada Rolante de Acesso à Estação

Obra em Estação de Metrô

O trens, apesar de antigos, são de boa qualidade. E o preço do metrô é relativamente barato, aproximadamente R$ 2,50 (40 Rublos) para uma viagem. Você pode consultar outras informações sobre tickets e cartões do metrô no site do Metrô

Dicas de Estações:

a) Paveletskaya – Estação onde é possível pegar o Aeroexpress para o Aeroporto Domodedovo;

b) Ploshchad Revolutsii – Estação próxima à Praça Vermelha e ao Kremlin;

c) Kievskaya – Estação próxima a um Shopping Center. Ligação ferroviária com o Aeroporto de Vnukovo;

d) Vdnkh – Estação próxima ao Memorial e ao Museu do Cosmonauta, além de próximo ao Centro de Exibições Vdnkh, que aparenta mais ser um enorme parque público;

Centro de Exibições Vdnkh


Museu do Cosmonauta

e) Arbatskaya – Estação próximo a uma rua cheia de lojas de Souvenirs (Arbatskaya Ulitsa);

f) Belorusskaya - Estação onde é possível pegar o Aeroexpress para o aeroporto de Sheremetievo (SVO).

Ao norte da cidade, existe o sistema de Monotrilho (M1), ligando duas estações de metrô. Infelizmente, não há integração entre o monotrilho e o metrô. Para cada um dos sistemas, o usuário deverá pagar passagens independentes.


Monotrilho

Estação de monotrilho

O que mais chama atenção em Moscou são as belas construções: o velho e o novo se combinando numa paisagem urbana encantadora.


Praça Vermelha

Shopping Gum


Entretanto, nem tudo são flores na capital da Federação Russa. O número de veículos transitando pelas ruas e avenidas da cidade é imenso. A propósito, se você pretende visitar a cidade, nem pense em alugar um carro. O trânsito é pesado. Os veículos, muitas vezes, estacionam nas calçadas impedindo a passagem de pedestres. Além disso, os motoristas simplesmente não param ou diminuem a velocidade ao ver pedestres atravessando a rua. No próprio hotel, somos alertados acerca da violência no trânsito de Moscou.

Trânsito pesado em Moscou

Nas calçadas, quase não há espaço para passagem de pedestres.


Veículos bloqueando passagem de pedestres

Há poucas faixas de pedestre. Em geral, o pedestre atravessa a rua por meio de passagens subterrâneas. É um sobe e desce escadas que consiste numa verdadeira atividade física informal. Que tal perder alguns quilinhos?

Apesar dos problemas, vale a pena visitar Moscou, que é uma das mais belas cidades do mundo, especialmente, agora que os brasileiros não necessitam mais de visto de turismo por 90 dias. Para saber mais, clique aqui.

Registro Migratório

Todo visitante estrangeiro deverá realizar o registro migratório junto às autoridades locais russas, dentro de até 7 dias úteis, para cada cidade por onde passar.

Se estiver hospedado em um hotel, o próprio estabelecimento poderá providenciar o registro. Geralmente, é cobrada uma taxa de serviço.

Povo Russo

É importante dizer que o povo russo é bastante cordial, havendo, apenas, a barreira da língua. Quando pronunciamos algumas poucas palavras no idioma Russo, podemos ver a alegria (e a prestatividade) com a que os moscovitas nos respondem.
.






Sites recomendados:

Metrô Moscou.

Aeroporto Domodedovo:

Aeroexpress:

Mapa Interativo do Metrô de Moscou: 
http://engl.mosmetro.ru/flash/scheme01.html

Embaixada Brasileira em Moscou:
http://www.brasemb.ru/pt/

Orientações ao Turista Brasileiro na Rússia - Embaixada Brasileira em Moscou
http://moscou.itamaraty.gov.br/pt-br/orientacoes_ao_turista_brasileiro.xml

Artigo (Viagem Uol): "Metrô de Moscou é bom, bonito e barato"
http://viagem.uol.com.br/ultnot/2006/07/22/ult2445u1873.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com