Dicas para comprar passagens aéreas baratas - 4




Este é o quarto post de uma série sobre truques para economizar na compra de passagens aéreas. Com algumas dicas simples, o leitor poderá viajar para o destino desejado pagando menos. Para conhecer todos os truques, clique aqui.

O quarto truque é usar os metabuscadores.

Metabuscadores são sítios eletrônicos que fazem busca de passagens (e também hotéis) em diversas companhias aéreas, agências de viagem e, até mesmo, em outros metabuscadores.

Você NUNCA deve comprar uma passagem sem antes de consultar os metabuscadores, pois pode haver uma grande diferença de preços entre as companhias aéreas (e as agências de viagem). 

Como regra, é possível fazer aquisição de passagens por metabuscadores ou eles te redirecionam para os sites de companhias aéreas ou outras agências virtuais.

Os metabuscadores de passagens mais conhecidos são:

b) Kayak
e) Orbitz, Cheapoair, Cheaptickets (em inglês)

Os aplicativos correspondentes também estão disponíveis nas lojas de aplicativos para smartphones (AppleStore e Google Play).

Você pode fazer pesquisa de um voo só de ida, de ida e volta ou multicidades* (2 ou mais trechos juntos).

Exemplo de pesquisa por vários trechos multicidades usando o site Decolar. Viagem para Hong Kong com stopover em Dubai.




Após as pesquisas, você obterá uma relação de voos e poderá filtrá-los e ordená-los, via de regra, por preço, horário, duração, companhia aérea e aliança aérea.







Flexibilidade nas Datas

A maioria dos metabuscadores também permite que você faça pesquisas com pequenas variações nas datas de ida ou volta (exceto na opção multicidades), permitindo que você encontre os dias com passagens mais baratas.

E a flexibilidade nas datas é um dos grandes segredos para aquisição de passagens aéreas baratas. A mudança de um dia, para mais ou para menos,  na ida ou na volta, pode  implicar em grandes variações no preço das passagens aéreas. 



No voo entre Guarulhos (GRU) e Barcelona (BCN), ida e volta, observe a diferença de preço entre partir no dia 29/6 (quarta-feira) e no dia 30/6 (quinta-feira). A diferença  de preço pode ser de até R$ 2.434,00, quando o retorno é no dia 15/7.

Combinações de Voos de diferentes Cias Aéreas

Um aspecto interessante de alguns destes sítios é que eles fazem combinações de voos (com diferentes companhias aéreas) que você não costuma encontrar pesquisando nos sites das próprias empresas aéreas.

Por exemplo, é possível combinar voos da Air China e da Singapore Airlines, entre Guarulhos e Madri e entre Guarulhos e Barcelona, respectivamente.



Após a pesquisa, onde afinal eu devo comprar a passagem aérea?

Os metabuscadores são ferramentas para que você possa identificar qual companhia aérea ou agência está oferecendo o voo com preço mais em conta, mas não necessariamente para fazer a compra da passagem aérea.

Salvo em situações como a indicada acima (combinações de voos de diferentes cias aéreas), a nossa recomendação é que a compra da passagem seja feita diretamente junto à empresa aérea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com