Como sair e chegar aos Aeroportos de Berlim




Berlim, capital da Alemanha, é servida por dois aeroportos: o Aeroporto Tegel (TXL), situado ao noroeste da cidade e o Aeroporto de Schönefeld (SXF), situado no sudeste.

O Aeroporto SXF é mais usado principalmente por companhias aéreas low-cost, como a Ryanair,  Easyjet, Norwegian, Wizz Air, Condor, Germania, etc. Foi o principal aeroporto da antiga Alemanha Oriental, com voos para os países do antigo bloco socialista. Atualmente, entretanto, o aeroporto oferece voos para os países europeus e do oriente médio, tais como, Israel, Líbano, Turquia e Irã.

O Aeroporto TXL é usado por legacy airlines, como Lufthansa, Turkish Airlines, Brussels Airlines, United, Qatar Airlines, SAS, mas também por algumas operadoras low-cost, como a SunExpress e a AirBerlin.

Havia, ainda, um terceiro aeroporto em Berlim, o Tempelhof (THF), que foi desativado em 2008 e hoje funciona como um imenso parque público. O Aeroporto THF foi famoso por servir à Ponte Aérea (Luftbrücke) em 1948-49 para levar suprimentos à Berlim Ocidental durante o bloqueio terrestre soviético. Existe ainda um aeroporto em construção em Berlim, que devia ser inaugurado em 2010, mas que sofreu diversos adiamentos e não deve ser inaugurado antes de 2017.

Não há voos diretos entre Berlim e as cidades brasileiras. Para se chegar a Berlim, é necessário fazer conexão em Frankfurt am Main (FRA), em Munique (MUC), ou ainda em alguma outra capital europeia.

*Em 30/10/2016, a Lufthansa deve suspender o voo entre São Paulo e Munique. Para saber mais, clique aqui.

Como chegar e sair do Aeroporto Berlin-Tegel (TXL)



Não há ligações ferroviárias da cidade até o aeroporto TXL. A principal opção de transporte público é o ônibus. O ticket custa 2,70 Euros.

Foto: Waldemar Boegel/BVG (Cf. www.berlin-airport.de)

Há quatro linhas de ônibus partindo e chegando ao Aeroporto TXL.


TXL JetExpressBus

S+U Hauptbahnhof – S Beusselstraße – Aeroporto Tegel

X9 JetExpressBus
S+U Zoologischer Garten – S+U Jungfernheide – Aeroporto Tegel

128 Bus
U-Osloer Straße – U-Franz-Neumann-Platz – U-Kurt-Schumacher-Platz – Aeroporto Tegel

109 Bus
S+U Zoologischer Garten – S+U Jungfernheide – U-Jakob-Kaiser-Platz – Aeroporto Tegel

Legenda
S é uma estação de S-Bahn (trens urbanos que trafegam na superfície)
U é uma estação de U-Bahn (metrô – subterrâneo)
S+U é uma estação que tem acesso tanto ao S-Bahn quanto ao U-Bahn.
Bhf significa Estação de Trem (Bahnhof) e Hbf significa estação principal de trem (Hauptbahnhof). Há apenas uma Hbf por cidade na Alemanha.




Você pode fazer conexões com as linhas de trens urbanos (S-Bahn) ou Metrô (U-Bahn) chegar a praticamente qualquer parte da cidade usando o sistema de transporte público, que é integrado. Ou seja, o ticket permite que você utilize todos os meios de transporte necessários até chegar ao seu destino final.

Para ver a rede ferroviária de Berlim (U-Bahn, S-Bahn e trens regionais), clique aqui

Nas vezes que estive em Berlim, resolvi me hospedar nas proximidades da Hauptbahnhof (Estação Principal de Trem) e o ônibus TXL nos deixa ao lado da estação, não sendo necessário fazer nenhuma conexão ferroviária.

Se você for, por exemplo, para a região da AlexanderPlatz, onde ficam diversos hotéis, basta pegar o ônibus TXL até a Hauptbahnhof, entrar na estação, e pegar o S75 com direção à S-Ostbahnhof.

Há, ainda, serviços de ônibus de longa distância partindo do aeroporto Tegel para cidades alemãs como Dresden, Frankfurt am Main, Leipzig, Jena, Erfurt e Giessen, bem como para as cidades polonesas de Kolobrzeg (no litoral) e Estetino (Sczezecin) na fronteira. 

Mais informações:

Dica: em alemão, Flughafen significa aeroporto. 

Leia também: Como sair e chegar ao Aeroporto de SchönenFeld (SXF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com