8 passeios imperdíveis em Tiradentes, Minas Gerais



Em Tiradentes você vive mais que uma simples viagem. Tiradentes lhe convida para uma verdadeira viagem no tempo! Com quase 300 anos de fundação (1718), é uma das mais bem preservadas cidades históricas brasileiras.

A cidade surgiu como um desmembramento da Villa de São João del Rei, e era então chamada de Vila de São José (São José del Rei), em homenagem ao príncipe de Portugal. Durante todo século XVIII, a vila viveu da exploração do ouro. Com o advento da República, a cidade passou a se chamar Tiradentes, em homenagem ao Mártir da Inconfidência, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, que nasceu na Fazenda do Pombal, nas proximidades da cidade.


Hoje, Tiradentes é um importante polo turístico no estado de Minas Gerais, oferecendo a seus visitantes sua arquitetura colonial, sua arte barroca e, ainda,  diversas outras atrações, além de uma excelente gastronomia.


O conjunto arquitetônico e urbanístico de Tiradentes - tombado pelo Iphan, em 1938 - representa um dos mais importantes episódios de interiorização e consolidação da colonização do território brasileiro. O patrimônio tombado compreende, além das edificações tipicamente coloniais, os vestígios da forma de ocupação da cidade, o modo como os lotes se subdividem, a formação das quadras, as relações entre as áreas mais densas e as de menor ocupação, assim como as áreas verdes contíguas ao sítio urbano tradicional (Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan).

Nosso amigo Bruno Alves, da Agência de Viagem Logus, nos brindou com este post com 8 dicas de atrações e passeios pela cidade.

Se pretende viajar para Tiradentes ou outra cidade histórica mineira, não deixe de conhecer a página da Agência Logus no Facebook e no Instagram.


1. Passeio de Maria Fumaça

Créditos da Foto: Cesar Reis Fotografias 

Um trem turístico liga as cidades de Tiradentes e São João del Rei/MG. O trajeto é feito na mais antiga Maria Fumaça em operação no Brasil.

São aproximadamente 12km de passeio por paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX, que apresentam, ainda, uma incrível diversidade ecológica.

O passeio conta com grandes atrações turísticas e culturais, inclusive o incrível giro da locomotiva feito manualmente.

O trecho pertencia à antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881 por Pedro II, operando entre Minas Gerais e a capital do Império (Rio de Janeiro).

Informações:
Estação de São João del Rei
Tel (32) 3371-8485


2. Passeio de jardineira (Formosa): 


Créditos da Foto: Site Museu do Automóvel (www.museudoautomoveler.com.br)

Quer conhecer Tiradentes iluminada? Não perca o passeio na folclórica Jardineira, um veículo de 1935, leva os turistas para um divertido tour. O veículo acomoda  apenas 7 pessoas, por isso é recomendado fazer reserva.

Telefone de contato: (32) 9948-2370/9957-4757

A jardineira, também conhecida como Charmosa, foi idealizada pelo guia-motorista Luiz Fernando Neves. Além da oportunidade de conhecer os pontos turísticos e históricos da cidade, as histórias contadas por Luiz são um atrativo à parte!  Ele não para de falar, é um “causo” atrás do outro...

A saída é do Largo das Forras, entre 18h e 19h e o trajeto, com as várias paradas, inclui a Igreja Matriz de Santo Antônio.

O passeio dura 1h 30 min.


3. Concerto ao Órgão na Matriz de Santo Antônio:

Créditos da Foto: Eduardo Tropia

O órgão de tubos, no estilo Rococó, foi construído em Portugal no século XVIII, para acompanhar as liturgias. O instrumento foi restaurado entre 2005 e 2008.

Nas sextas-feiras à noite, às 20 horas, na Matriz de Santo Antônio acontece o belo evento musical chamado “Concertos ao Órgão”.

A Entrada é paga e pode ser comprada no local.

4. Museu de carros antigos

Créditos da Foto: Site Museu do Automóvel (www.museudoautomoveler.com.br)

Localizado no Sítio Pau D'angu - Estrada Real Tiradentes/Bichino(a cerca de 5km de Tiradentes) esse Museu foi inaugurado em 2006.  Entretanto, o colecionador Rodrigo Cerqueira Moura coleciona, adquire e restaura carros antigos na oficina de seu sítio desde o ano de 1976.

Estes carros expostos fazem parte de uma coleção particular que conta com cerca de 50 automóveis restaurados e outros vintes em processo de restauração

O museu fica aberto de Quarta a Domingo das 9H às 18h.
A entrada custa R$ 15,00
Contato: 32 3799-8033

5. Museu de Arte Sacra:

Créditos da Foto: Cesar Reis


Localizada na antiga cadeia, em frente a Igreja da N S Rosario, esse pequeno museu possui diversas  imagens de Sant’Ana – a mãe de Maria e avó de Jesus na iconografia católica.

São quase 300 peças, produzidas em sua maioria por artistas anônimos e que representam vários estilos, épocas e técnicas

Endereço: 
Rua Direita, Centro - Aberto diariamente de 12h às 17h.

6. Museu Padre Toledo

Créditos da Foto: Cesar Reis
Um importante capítulo da nossa história!

O casarão, que possui 14 cômodos ornamentados com belíssimas pinturas no forro, foi residência do padre inconfidente Carlos Correia Toledo e Mello  (1777 – 1789). Acredita-se também que o casarão era palco de encontro dos Inconfidentes

A Sala Espelhada é uma atração à parte. Vá até lá para descobrir!

Endereço: 
Rua Padre Toledo, nº 190 – Centro - Visitação: 3ª / dom 10h/16

7. Igreja Matriz de Santo Antônio




Não poderia faltar no roteiro essa bela obra de arte com aproximadamente 482 kg de ouro em sua decoração interna.

A Matriz de Santo Antônio, construída em pleno século XVIII, é uma das principais atrações turísticas da cidade de Tiradentes.

Localizada em um dos locais mais elevados da cidade, a igreja pode ser vista de quase todos os pontos da cidade!

Imagine a linda vista da cidade que se pode ter de lá!

É um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, e é ideal para aquela selfie bem bacana que servirá recordação de sua visita à cidade.

8. Passeio Ecológico - Cachoeira do Mangue:


Créditos da Foto: Aguinaldo

Para quem curte o ecoturismo, uma ótima dica é apreciar as reservas naturais de Tiradentes.

A Cachoeira do Mangue fica entre a Serra de São José e Morro de Santa Luzia

Após uma trilha de 30 minutos por terrenos argilosos e Mata Atlântica, chega-se à cachoeira que parece uma verdadeira piscina natural, com águas cristalinas.

Créditos da Foto Principal: Cesar Reis Fotografias

Um comentário:

Viajar e Fazer Turismo disse...

É uma honra poder compartilhar dicas com nossos nossos turistas, trazendo mais facilidade e tranquilidade para sua viagem.
Nosso perfil no instagram: https://www.instagram.com/logusturismo

Postar um comentário

Booking.com