Hábitos do Viajante Inteligente (1): Check-in Antecipado



Este é o primeiro de uma série de posts com os hábitos essenciais do viajante inteligente. Esta série foi produzida com base em nossas experiências de viagens a mais de 50 países. São comportamentos simples que irão facilitar muito a sua vida nas suas viagens, permitindo que você aproveite ao máximo a experiência de viajar e minimize os riscos de transtornos. 

O primeiro hábito inteligente é fazer o Check-in Antecipado do seu Voo. O Check-in Online poderá ser feito pela Web, no site da Companhia Aérea, ou pelo aplicativo da empresa.

A maior parte das companhias aéreas disponibiliza em seu site uma opção para fazer o check-in online, tanto para voos nacionais ou internacionais.

LATAM



Na Latam, é possível fazer check-in para voos nacionais e internacionais, nas seguintes condições:

Voos nacionais: entre 72 horas e 45 minutos antes do horário do voo
Voos internacionais: entre 72 e 2 horas antes do horário do voo
Voos partindo dos EUA: entre 24 e 2 horas antes do horário do voo

GOL




O check-in online está disponível para todos os voos regulares operados pela GOL exceto para voos com destino aos Estados Unidos (MIA e MCO), Barbados (BGI), Paramaribo (PBM), Punta Cana (PUJ) e Tobago (TAB) e poderá ser realizado entre 7 dias (exceto Totem 24hs) para:

Voos domésticos: 
Encerramento de Check-in na Web/Mobile: 45 minutos de antecedência do voo.

Voos Internacionais: 

Encerramento na Web/Mobile: 1h15 minutos de antecedência do voo.

Avianca Brasil

O Web Check-in Avianca está disponível para todos os passageiros maiores de 12 anos que não sejam gestantes e que não tenham passado por cirurgia recente, com e-ticket, sem bagagem para despachar.
Você pode efetuar seu atendimento entre 72 horas até 40 minutos da decolagem do voo. Apresente-se no portão de embarque e identifique-se para um funcionário Avianca com até 40 minutos antes da decolagem do vôo.

O check-in antecipado (online) tem diversas vantagens.

Em primeiro lugar, pode ser feito em qualquer lugar com acesso à Internet e não necessariamente no Aeroporto.

Além disso, economiza tempo. Se você não tiver bagagem a ser despachada, você poderá ir direto para o Embarque, nos voos nacionais.

Algumas companhias aéreas, por exemplo, a Emirates, disponibilizam filas especiais nos balcões de check-in para quem já fez check-in online.

Mas, os benefícios não param ai....




A Azul fornece 250 pontos no programa Tudo Azul para quem fizer o web check-in.

Empresas low-cost, como a Ryanair, cobram aprox. 40 Euros de quem não tiver feito o check-in pela web e impresso o cartão de embarque.

Com o check-in antecipado, você pode selecionar o melhor assento disponível, visualizando o layout da aeronave. Muitas vezes os atendentes dos balcões de check-in fazem esta atribuição de assentos de forma rápida sem muita preocupação. 

Dica: O ideal é que você faça a atribuição de assento logo no momento da compra da passagem, se a empresa aérea não efetuar cobrança por isso.

O check-in online ainda minimiza a possibilidade de preterição do embarque em caso de superlotação/overbooking.

Por fim, fazer o check-in antecipado e emitir o cartão de embarque irá chamar a atenção para os horários dos voos (embarque e decolagem), bem como eventuais alterações nos trechos que você não tenha se atentado.

Observações:

1. Via de regra, para fazer o check-in online, tenha a mãos o Código da Reserva e o Sobrenome do Passageiro usado na Reserva. 

2. Você deve fazer o check-in online no site da companhia aérea que opera o voo. 

Exemplo: se você comprar um voo na Latam, operado pela Iberia, recomenda-se que você faça o check-in online no site da Iberia e não no da Latam.

3. A Azul não permite Check-in online para voos internacionais.





4. Para antecipar o seu voo pela Latam pelo site, você deve antes fazer o check-in online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com