Relatos de Viagem a Lima (dia 1): Miraflores

O primeiro dia foi para conhecer a região mais turística da cidade de Lima, o bairro de Miraflores. Nosso hotel não fica perto de Miraflores, mas aproveitamos o domingo para caminhar até o famoso shopping Larcomar, em Miraflores.

O percurso a pé leva mais de 40 minutos, mas como estávamos de férias, aproveitamos para conhecer tranquilamente a “orla” da cidade.

A orla de Lima é diferente, mas nem por isso deixa de ser bonita e agradável de se apreciar.

Há uma região mais alta, onde ficam diversos parques e os Malecóns, um grande penhasco, e uma região mais baixa onde passa uma avenida expressa, antes de chegar às praias propriamente ditas, que são cheia de pedras.

Malecón em espanhol tem dois significados. Pode significar uma muralha erguida para se proteger das águas ou ainda um passeio que corre paralelo ao mar ou ao rio. O mais famoso Malecón é o de Havana, Cuba.

Caminhamos pelo Malecón de la Marina, na parte alta.

Os pedestres costumam caminhar, passear, correr na parte alta da cidade. E como tem gente que pratica esportes em Lima! Na parte baixa, a gente vê mais carros estacionados e surfistas (muitos) nas águas geladas do Oceano Pacífico.

A vista lá de cima é impressionante!

No trajeto, passamos por diversos parques, tais como, o Parque Maria Reiche, Parque Miguel Grau, Parque Isaac Rabin, Faro de La Marina, Parque Antonio Raimondi e Parque del Amor.

Um ponto positivo de Lima é que todos os parques e as praças desta região de Lima são limpos e muito bem cuidados. Além disso, há flores por todo percurso.. Talvez, venha daí o nome Miraflores! Como disse anteriormente, alguns deles tem até acesso à Internet gratuito.

Parque Maria Reiche

Maria Reiche (1903-1998), arqueóloga e matemática alemã, foi a principal estudiosa e protetora das famosas linhas de Nazca. Algumas destas linhas são reproduzidas no Parque. À noite, ficam iluminadas, gerando uma imagem incrível.

No parque há, ainda, um centro de adestramento de cachorros. Vários “aparelhos” para adestrar os cãezinhos são encontrados no parque.

Parque El Libro

Neste parque, merece destaque a obra “Entre el Tiempo”, de José Tola de Habich.
“A través de la escultura, que tiene 7 metros de alto, 2,25 metros de ancho y más de 2 toneladas de peso, Tola presenta a un personaje antropomorfo de dos caras: masculino y femenino, que posee un simbolismo muy similar a las figuras que ha popularizado durante su trayectoria.” (Fonte: Gobierno de Miraflores)

Acesso às Praias.

Ao lado do Parque El Libro, encontram-se um conjunto de escadas que levam até a parte baixa (Circuito de las Playas).

São poucos locais no trajeto que encontramos acesso às praias. A descida é longa, e subida para quem não está com preparo físico é cansativa.

Parque El Faro de la Marina

O farol marítimo foi construído em 1900 e instalado pela Marinha de Guerra do Peru em 1973. A luminosidade tem alcance de 45 quilômetros!

Parque del Amor

O parque foi inaugurado no dia 14.2.1993 (Dia de São Valentín), quando se comemora o dia dos namorados em diversos países (exceto no Brasil).

O que mais se destaca neste parque é a Escultura “El Beso” de um artista peruano chamado Victor Delfín.  São dois jovens, reclinados, beijando-se. O local, a propósito, é muito frequentado por casais de namorados nos finais de tarde...

O Parque del Amor está circundado por um muro ondulado com frases românticas dos principais poetas peruanos.

Entre o parque do Amor e o Farol, há uma estação de salto de parapente. Se quiser arriscar, a vista deve valer à pena..

Shopping Center Larcomar

O centro comercial Larcomar é extremamente bem localizado. Fica abaixo do Parque Salazar, abaixo do nível do Malecón. Com diversos andares, com lojas e restaurantes, o Larcomar é muito frequentado por turistas, pelo seu caráter amplo, aberto, e, principalmente, pela vista que proporciona ao visitante.

Entretanto, no dia 16.11.2016, houve um incêndio nos cinemas do shopping, ocasionando a morte de 4 pessoas. Em razão disso, o shopping foi interditado.
Quando chegamos na nossa caminhada, tudo estava fechado.

Restaurante Mezze

Mas, acabamos almoçando no restaurante Mezze, na Av. José Larco, uma travessa que inicia/termina no Larcomar. Ótima surpresa! Recomendo! Preço bom e excelente comida!

Eu provei o Pescado de Costa (R$ 33,00) e uma cerveja cusqueña dorada, típica peruana. Humm... Que delícia!

Após o almoço, pegamos um taxi até o hotel (R$ 15,00). Precisávamos descansar.

Shopping Real Plaza Salaverry

À noite, caminhamos até o shopping Real Plaza Salaverry, que fica na mesma rua do hotel. Com diversos andares, o centro comercial possui diversas lojas, restaurantes, supermercado, sorveterias, etc..

Achei que Lima é um bom lugar para comprar determinados tipos de eletrônicos. Não é uma Miami ou Hong Kong, mas encontrei preços mais em conta que no Brasil. Exemplo: Notebooks, Caixas de Som Bluetooth, Drones, etc.

Restaurante Paprika

Fechamos o dia jantando no hotel, no Restaurante Paprika. Por R$ 40,00, provei este Risoto com Peixe Espada.

O prato chama-se “Pescado en salsa de lomo saltado”. Delicioso também!