Relatos de Viagem ao Marrocos - Rabat

Rabat é a capital e segunda maior cidade do Marrocos, com aprox. 1,7 milhões de habitantes. Para o turista, a cidade oferece diversas atrações listadas no Patrimônio Mundial da UNESCO, tais como:  Ville Nouvelle, Kasbah des Oudaias e a Medina.

Em Casablanca, pegamos um Uber até a estação de trem CasaPort. Por 69 MAD (aprox. 6,9 Euros), compramos um ticket de 1ª. Classe para Rabat

Não foi necessário comprar com antecedência.

A estação de trem CasaPort é moderna e muito bonita. Os trens são bons porém deixam um pouco a desejar no quesito limpeza, mesmo na primeira classe.

Em aprox. 1 hora de viagem estávamos na estação Rabat Ville, no centro de Rabat.

Nosso hotel, o Cantor Terminus, ficava ao lado da estação, bastando atravessar a rua.

O Hotel é uma ótima recomendação para quem quiser visitar a cidade. Extremamente bem localizado!

Os quartos eram limpos, modernos e bem arrumados.  O atendimento é bom. E o café da manhã, excelente! Além disso, o hotel disponibiliza Wi-fi gratuito para os hóspedes. A diária com café da manhã saiu por aprox. 400 reais.

Como chegamos na hora do almoço, caminhamos até o Restaurante Principe Petit, avaliado em primeiro lugar no TripAdvisor. O restaurante é bom, mas não é lá aquelas coisas. Esperava mais!

Sua especialidade é Peixe. Mas, eu acabei provando um filé de carne com Purê (160 MAD).

Em seguida, fomos visitar o Mausoléu de Mohammed V e a Torre Hassan

Logo na entrada encontramos diversos ônibus turísticos. O local é muito visitado!

Dois guardas montados em cavalos nos recebiam na Portaria.

À esquerda, fica a torre Hassan. À direita, uma mesquita, cuja visitação não é permitida.

Um pouco mais à frente, encontramos a entrada do Mausoléu  de Mohammed V.

Mohammed V é o pai do Rei Hassan II, que, por sua vez, é pai do atual Rei do Marrocos, Mohammed VI.

Além da tumba de Mohammed V, o Mausoléu abriga, ainda, as tumbas de Hassan II e do Príncipe Abdullah.

Repare no teto do Mausoléu!

Já no final da tarde, fomos visitar a Medina de Rabat.  Na entrada e na calçada em volta do muro que delimita a Medina, há uma muvuca terrível! É até difícil caminhar com tanta gente e com tantos camelôs. Mas, no interior da medina, tudo é mais tranquilo.

No final do dia, jantamos no restaurante Le Zyriab, dentro da medina.

O caminho até o restaurante não é tão agradável, passa por umas vielas. A gente fica em dúvida se entra ou não.

Ainda bem que entramos!!! Quando chegamos ao restaurante, ficamos impressionados com tanta beleza..

As colunas fazem com que cada mesa tenha uma certa privacidade.

É servido um banquete! Muita comida, ao preço fixo de 450 MAD ( 45 Euros).

Na entrada, abobrinhas, couve-flor, salada, laranja, salsinha, coentro e pasteizinhos.

Em seguida, Tegines (cordeiro, frango ou carne bovina) e Cuscuz.

De sobremesa, um delicioso Pastine e doces à vontade.

Além disso, é servido um chá de hortelã à moda marroquina: despejando-se do alto.

Tudo isso, com uma agradável música ao vivo.

No final, um guia nos levou até uma das saídas da medina para pegar um Taxi.

Infelizmente, como ficamos apenas um dia em Rabat não foi possível visitar muitas das atrações da cidade, dentre as quais:

1. Kasbah des Oudaias: um Kasbah localizado na foz do Rio Bou Regreg.

Kasbah (Casbá) é uma cidadela cercada de muros ou muralhas, usada especialmente para a defesa, mas também para se proteger contra as tempestades de areia. Estão espalhadas por todo o Marrocos e outros países do norte da África. Alguns dos Casbás são considerados patrimônio mundial pela Unesco. Muitos dos Casbás estão abertos à visitação no Marrocos.

2. Chellah: é um sítio arqueológico onde  encontram-se as ruínas da cidade romana de Sala Colónia e uma necrópole medieval merínida, situado nos subúrbios de Rabat, Marrocos, perto da margem sul do rio Bou Regreg (fonte: wikipedia).

3. Andalusian Gardens: jardins construídos pelos franceses no período colonial. Estão localizados ao lado do Kasbah des Oudaias.

4. Museum Mohammed VI of Modern and Contemporary Art: Museu de Arte moderna e contemporânea, onde estão expostas obras de diversos artistas marroquinos.

5. Rabat Old Town: Centro Histórico de Rabat, localizado do outro lado do Rio Bou Regreg.

Mas eu gostei da cidade, vamos retornar!