Relatos de Viagem: Ilhas Elaphiti, Croácia




Neste dia, fizemos um passeio pelas ilhas ao redor da cidade de Dubrovnik. O passeio foi contratado diretamente no hotel.





A empresa contratada foi a Dubrovnik Boat Excursions. O passeio incluía transporte até o porto, a visita às ilhas, almoço e “open bar”. Custou 300 kunas por pessoa (aprox. R$ 150). 

Confira o trajeto no mapa a seguir:


Trajeto do passeio. Fonte: Dubrovnik Boat Excursions.

As ilhas visitadas foram LopudŠipan e Koločep. Fazem parte das chamadas Ilhas Elaphiti, que compreendem, ainda, as ilhas Jakljan e Olip, essas últimas não são habitadas.  





Lopud é a melhor das três ilhas visitadas. Era tradicionalmente uma ilha de marinheiros e capitães. 




Logo nas proximidades do desembarque, tem uma área de banho com águas cristalinas. Apesar da água fria, aproveitei para mergulhar!








É possível pegar um 'taxi', que é um carrinho de golf, até a praia Šunj do outro lado da ilha, onde há uma estrutura melhor para banho. Preço do ‘taxi’: 2 Euros por pessoa por trecho. Também é possível chegar à praia caminhando. Leva aprox. 20 minutos.






Mas, não vá esperando algo paradisíaco!

Lopud foi o local em que passamos mais tempo. Quem não quiser entrar na água, pode visitar um Monastério Franciscano ou passear pelas lojas que ficam na orla.




Šipan é a maior das Ilhas Elaphiti e a mais distante de Dubrovnik. O que mais se destaca nessa ilha é um Castelo fortificado, construído para repelir os piratas, e suas duas torres.  Passamos pouco tempo por lá. O que há para fazer é passear por uma pequena vila e apreciar a beleza do mar.









Koločep é a menor das ilhas habitadas do arquipélago. É a mais próxima de Dubrovnik. O que há para visitar também é uma pequena vila, igrejas que remontam ao Século IX e a Blue Cave. Mas, para isso, você tem que ir com tempo. Ficamos só caminhando pela Orla e apreciando a beleza natural.




Um ponto positivo dessas ilhas é que, logo no desembarque, você encontra placas indicando todos os pontos de interesse. Ademais, as ilhas Koločep Šipan são totalmente livres de carro (car-free).





De qualquer modo, o passeio para as Ilhas vale a pena somente se você tiver tempo sobrando ou se você fizer questão de se banhar naquelas águas cristalinas, pois Dubrovnik é mais bonita e cheia de atrações. As ilhas apresentam uma beleza diferente, mas, sinceramente, nada muito especial para quem está acostumado com as praias brasileiras.

O almoço oferecido no barco foi muito ruim. E o fato de ser “open bar” não valeu de nada, só para tomar água. Os refrigerantes oferecidos eram bem ruins.

Fica a dica: não espere muita coisa do almoço em passeios turísticos com refeição inclusa. Isso para qualquer passeio que fizer, em qualquer parte do mundo. Se puder optar, opte por um passeio sem almoço pagando mais barato, é claro!

As Muralhas da Cidade Antiga de Dubrovnik




Retornamos a Dubrovnik por volta das 17.30hs e já seguimos para a cidade velha.





Subimos, então, na muralha (Dubrovnik City Walls) de 1950 metros de extensão em torno da cidade antiga. 


Dica: Se você entrar na cidade antiga pela Pile Gate, a entrada da muralha estará a sua esquerda, no início da Rua Stradun (rua principal), nas proximidades do Monastério Franciscano. 





O ingresso custa 150 kunas, são muitos degraus para subir, mas vale muito a pena. Sensacional!






Fique atento aos horários de funcionamento: De novembro a março, a atração fecha às 15hs. Em abril, maio, agosto e setembro, às 18:30hs e apenas em junho e julho, está aberta até às 19:30hs.








A vista da cidade velha a partir das muralhas é fantástica. Bem como do mar, da marina, das ilhas, etc. Tudo é muito bonito, especialmente no por do sol.




Há bares e restaurantes lá em cima, se você quiser apreciar melhor a vista.








À noite, fomos jantar na Oliva Pizzeria. Bom atendimento. Boa pizza acompanhada de vinho Merlot. A conta para 4 pessoas saiu por 400 kunas (aprox. R$ 200).





Hora de retornar para o hotel. Pegamos um Ônibus n° 6 (15 kunas).

Fica a dica: alguns brasileiros que conhecemos na viagem indicaram o restaurante Lucin Kantun, também na cidade antiga. O restaurante está avaliado como o 10° em Dubrovnik no TripAdvisor (nota 4,5/5).

No dia seguinte, partiríamos para Split, nossa última parada.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com