Cinco atrações imperdíveis em Dubrovnik, Croácia




Dubrovnik, no litoral sul da Croácia, no Mar Adriático, é linda, charmosa, espetacular! Não é à toa que ela é chamada de Pérola do Adriático.

Na minha opinião, dois são os locais imperdíveis para quem visita a Croácia: o Parque Nacional dos Lagos Plitvice e a cidade de Dubrovnik.

Famosa também por ser uma das locações da Série “Game of Thrones”, a cidade enfrenta uma invasão de turistas, o que tem feito as autoridades e a própria Unesco pensarem em alternativas para restringir o turismo. 

A propósito, a cidade antiga está listada como Patrimônio Mundial da Unesco (Unesco World Heritage Site), recebendo apoio dessa organização internacional para a sua reconstrução. 

Só para você ter uma ideia, a cidade de 42 mil habitantes (com população menor que a de um bairro de uma cidade média brasileira), recebeu em 2016 mais de 1 milhão de turistas, a maior parte deles vindos de navios. Para saber mais, clique aqui




Não são poucas as atividades que a cidade oferece a seus visitantes, dentre elas, os passeios para as Ilhas Elaphiti, que ficam nas proximidades de Dubrovnik, ou ainda, um Game of Thrones Walking Tour, que te leva para visitar as partes da cidade antiga onde foram filmadas as mais importantes cenas. Isso, se você for um fanático da Série.

Recomendo passar de 4 a 6 dias em Dubrovnik.

Mas, os encantos de Dubrovnik estão mesmo é na cidade, afinal, praias e litoral a gente tem de sobra aqui no Brasil, não é verdade?

Neste post, vamos falar sobre as cinco atrações imperdíveis em Dubrovnik, que se concentram em torno ou no interior da cidade antiga de Dubrovnik.  

1. As Muralhas da Cidade Antiga de Dubrovnik


A muralha (Dubrovnik City Walls) de 1950 metros de extensão em torno da cidade antiga é, na minha opinião, a principal atração da cidade.

Dica: Se você entrar na cidade antiga pela Pile Gate, a entrada da muralha estará a sua esquerda, no início da Rua Stradun (rua principal), nas proximidades do Monastério Franciscano.



São muitos degraus para subir, mas vale muito a pena. Sensacional!


O ingresso custa 150 kunas.

Fique atento aos horários de funcionamento: De novembro a março, a atração fecha às 15hs. Em abril, maio, agosto e setembro, às 18:30hs e apenas em junho e julho, está aberta até às 19:30hs.




A vista da cidade velha a partir das muralhas é fantástica. Bem como do mar, da marina, das ilhas, etc. Tudo é muito bonito, especialmente no por do sol. 




Há bares e restaurantes lá em cima, se você quiser apreciar melhor a vista.


Sem dúvida, a atração n° 1 de Dubrovnik.

2. A Cidade Antiga de Dubrovnik


A cidade antiga (Old City of Dubrovnik) é uma das cidades medievais mais bem preservadas do Mundo, mesmo tendo sido danificada pelo terremoto de 1667 e pelo conflito armado após a desintegração da Iugoslávia. 

Logo na entrada da cidade antiga, é possível observar  uma placa contendo informações dos danos causados pelos soldados da Sérvia e de Montenegro, nos anos de 1991 e 1992. Mas, isso não faz o local perder o seu encanto. 



E o que tem de interessante na cidade antiga? A cidade antiga tem diversas lojas, restaurantes, bares, fontes, igrejas, palácios e outras atrações como museus, galerias de arte e um aquário. 


É ali que estão concentradas as atrações de Dubrovnik! 


Dá para passar o dia todo pela cidade antiga, ou melhor, até mais de um dia!


Old City também é palco de diversos eventos culturais (concertos, operas e ballet) e esportivos. Quando visitamos, um Festival de Vinho estava prestes a acontecer...


De qualquer forma, passear pelas ruas e vielas exclusivas para pedestres, além de agradável, já é uma atração em si. 


Algumas vielas tinham enormes escadas que levavam às habitações dos moradores da cidade antiga.

Em torno das 20hs, as lojas começam a fechar, tá na hora de ir embora, mas dá vontade de voltar no dia seguinte.

Para ver o mapa da cidade antiga, clique aqui

3. Cable Car Dubrovnik (Teleférico)



O teleférico é uma atração imperdível. Permite ter uma vista legal da região da cidade antiga, das muralhas, e ainda da marina. Custa 130 kunas o ticket de ida e volta.




Os bondinhos levam de 25 a 30 pessoas por vez e o passeio dura em torno de 4 minutos.




Na estação superior, você encontra o Panorama Restaurant& Bar, de comida mediterrânea (confira o menu aqui), o Museu da Guerra de Independência da Croácia (Forte Imperial) e várias lojas.



Lá em cima, você pode fazer passeios de Buggy ou trilhas até o Forte Strincjera.

Dicas:

1. Costuma ter filas para o embarque no veículo. Procure ir antes das 9hs.

2. Compre os ingressos com antecedência, no site ou nos revendedores no local (saiba mais aqui)

3. Seja um dos primeiros a entrar no veículo para bater boas fotos.

4. É possível chegar à estação superior de carro, moto ou uber.

5. Não deixe de apreciar o por do sol no local.

Mais informações, confira o site: http://www.dubrovnikcablecar.com/

4. War Photo Limited – Exposição de Fotos

Fonte:  www.travelmag.com

A guerra pela independência dos países da ex-Iugoslávia, no início dos anos 90, ainda está presente na lembrança dos croatas, dos bósnios e demais habitantes da região. 

Provavelmente, você já era nascido àquela época, mas só via pelos jornais notícias de uma guerra sangrenta, sem ter a menor ideia de que aqueles países iriam se tornar os seus destinos turísticos preferidos.

O War Photo Limited é um centro de exposição de fotos de guerra localizado dentro da própria cidade antiga de Dubrovnik. São dois andares contendo exposições permanentes e temporárias.





Dentre as exposições permanentes, destaca-se sobre o Fim da Iugoslávia (The End of Yugoslavia), que cobre, basicamente, as guerras pela independência da Croácia, da Bósnia, da Herzegovina e do Kosovo. 


Atualmente, acontece, também, a exposição “The Human Price of War” sobre o conflito no Iemen. Essa última exposição vai até 30 de outubro.

Vale a visita, seja para compreender não apenas o drama humano durante os conflitos, mas também para entender como as cidades evoluem para o bem ou para o mal.

O Ingresso custa 50 kunas.

Mais informações, confira no site: www.warphotoltd.com

5. Monastério Franciscano e Farmácia.



Os franciscanos chegaram em Dubrovnik em 1234 e o seu monastério foi construído onde hoje é o Hotel Hilton, fora da cidade murada. Em 1317, em razão das ameaças à cidade, resolveram demolir o monastério e construir um novo intramuros.

A entrada fica logo no início da rua principal da cidade antiga. 





No monastério, merece destaque a sua bela igreja, os dois claustros (o superior, em estilo renascentista e o inferior, gótico-romano), uma galeria de arte, além de uma das bibliotecas mais antigas da Croácia com 70 mil livros. Infelizmente, muito foi destruído no terremoto de 1667 e teve de ser reconstruído.



Foto: Wikimedia Commons

Mas, o que mais atrai os turistas é a sua antiga Farmácia, uma das mais antigas do mundo que ainda continua em funcionamento. Fundada também em 1317, inicialmente era uma enfermaria para tratar membros da congregação, mas logo foi ampliada para atender a população.



Foto: Jennifer Boyer  - Flickr.com (CC by 2.0)

Na farmácia, são comercializados cosméticos, como cremes faciais (antirrugas), cremes para as mãos ou loções, segundo as antigas receitas elaboradas a partir de ingredientes naturais.  

A farmácia original virou um museu, onde você pode observar os antigos frascos de remédios, balanças, dentre outros instrumentos.

A entrada custa 30 kunas (aprox. 15 reais) e as atrações funcionam de 9 às 18hs.


Espero que tenha gostado do post. Aproveite a sua viagem a Dubrovnik ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com