Visitando o Palácio do Planalto em Brasília



Vai passar o final de semana em Brasília? Então, não deixe de visitar o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, e um dos mais belos palácios da capital federal. É mais uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer, inaugurada em 21 de abril de 1960, data de fundação de Brasília.

O Palácio fica no lado esquerdo da Praça dos Três Poderes, ao lado do Congresso Nacional e em frente ao Supremo Tribunal Federal, todos localizados no final da Esplanada dos Ministérios.

Só para esclarecer: o Palácio do Planalto é o local de trabalho do Presidente da República e o Palácio da Alvorada, a sua residência oficial. O Palácio do Planalto também abriga outros órgãos do Poder Executivo Federal como a Casa Civil e o Gabinete de Segurança Institucional.




Independentemente de você gostar (ou não) deste ou daquele Presidente, o Palácio do Planalto, com os incríveis traços de sua arquitetura, é um patrimônio do Brasil e merece ser visitado.

Visitação

A visitação ao Palácio do Planalto ocorre aos domingos das 9:30hs às 14hs, com agendamentos a cada 30 minutos.

É necessário agendamento prévio!

Os grupos são de, no máximo, 20 pessoas.

A visita dura em torno de 1 hora e é gratuita!






Roteiro




A visita começa com o credenciamento na portaria de entrada no Eixo Monumental. O porteiro irá verificar se seu nome está na lista dos visitantes agendados.

Na parte externa do edifício, você poderá apreciar a famosa Rampa do Palácio, usada em cerimônias oficiais, e o Rolls Royce presidencial. Um espelho d'água na parte externa foi construído para aumentar a segurança. A propósito, todo palácio é gradeado.




Após passar pela verificação de segurança, você visitará o andar térreo, o primeiro e o segundo andar. O terceiro andar, onde fica a Casa Civil e o Gabinete de Segurança Institucional não fazem parte do roteiro da visita.





Andar térreo: galeria dos ex-presidentes, esculturas e obras de arte.




Primeiro andar: Salões de Eventos (Leste, Nobre e Oeste) e Sala de Reuniões Supremas, onde são realizadas reuniões com Ministros e outras autoridades. Rampa Circular de Acesso ao segundo andar.




Segundo andar: Gabinete Presidencial, escritórios de assessores e salão de espera, onde também estão obras de arte e uma vitrine com a faixa presidencial, termo de posse e foto oficial do presidente.





O que eu achei mais interessante na visita foi: a Sala de Reunião com os Ministros, o Gabinete Presidencial, a Rampa Circular que dá acesso ao 2° andar e, ainda, o Parlatório, onde é realizada a troca da faixa presidencial e por vezes, os discursos de posse.



Quem visita o edifício, também não deixa de reparar nos soldados que fazem a guarda da rampa do palácio.

Há um revezamento. Durante 6 meses, ficam responsáveis pela guarda o Regimento de Cavalaria de Guarda (RCG), conhecido como “Dragões da Independência”. Nos demais, quem fica responsável é o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP).


Do palácio, você terá, ainda, uma bela vista do Pavilhão Nacional (bandeira) e do Congresso Nacional.




Ponto Positivo: A guia (profissional de relações públicas) que nos recebeu foi muito simpática e extremamente disposta a esclarecer as dúvidas. Bem diferente da que nos recebeu na visita ao Palácio do Itamaraty.

Como agendar

O agendamento é feito pela internet. Clique aqui.



Preencha o formulário, selecione o dia e horário disponível para a visita, e aguarde o e-mail de confirmação. Imprima esse e-mail e leve-o consigo no dia da visita junto com um documento de identificação. 

Dicas

1. Quem for visitar o Palácio, pode fazer uso do estacionamento de visitantes. Entrada pela Portaria do Eixo Monumental.

2. Se você vier a pé, fique atento ao atravessar o eixo monumental. Os veículos trafegam em alta velocidade e o Governo do Distrito Federal ainda faz o favor de deixar os semáforos embandeirados no domingo.

3. Não deixe de fazer o agendamento. Imprima a confirmação do agendamento e leve-a junto com um documento de identificação. Compareça ao local com 20 minutos de antecedência.




4.  Não será permitida a entrada com: Bolsas, sacolas; Bebidas e alimentos; Máquina fotográfica profissional e bastão de selfie; e trajes como: bonés, chinelos, shorts, camiseta regata ou roupas curtas em geral. Serão disponibilizados armários com chaves para a guarda dos objetos pessoais.

5. Aproveite o dia para visitar o Congresso Nacional e outros Palácios na Região. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com