Parque Jaime Duque: uma atração imperdível nos arredores de Bogotá




Já imaginou encontrar num só lugar o Taj Mahal, os Jardins suspensos da Babilônia, as Pirâmides do Egito e o Farol de Alexandria? Esse local existe e está no município de Tocancipá, nos arredores de Bogotá.




É o Parque Jaime Duque. Surpreendente! Fantástico! Gigantesco! Desconheço um parque semelhante na América Latina, com tantas atrações interessantes para adultos e crianças. Um espaço, ademais, muito bem cuidado.






Como o próprio nome indica, o parque foi criado a partir dos sonhos de Jaime Duque Grisales (1917-2007), que fez carreira como aviador na Avianca. Foi ele quem organizou e inaugurou as rotas aéreas internacionais, ligando pela primeira vez a Colômbia às cidades europeias e norte-americanas, o que ocorreu entre 1949 e 1950. Naquela época, o voo entre Bogotá e Roma durou 32 horas.

A propósito, a aeronave HK 136 com a qual Jaime Duque inaugurou as rotas internacionais encontra-se exposta no parque em posição de grande destaque.



O parque começou a ser construído a partir de 1978 e foi aberto ao público em 1983. Jaime Duque passou a última parte da sua vida dedicada à atividade social e a construção do parque.




Zonas do Parque

Tão grandioso é o parque que ele é melhor apresentado em suas diversas zonas ou setores. São mais de 100 hectares de área.




1. Jardín de los Monumentos. Ocupando a área central do parque, são diversos monumentos, inclusive uma réplica do Taj Mahal, construção que mais se destaca no parque [A réplica não é tão parecida com a original, mas é uma construção muito bonita e imponente].




2. Paseo de la Cultura. Onde estão as 7 Maravilhas do Mundo Antigo, tais como, os Jardins suspensos da Babilônia, o Farol de Alexandria e a Estátua de Zeus; o Museu do Homem, mostrando a evolução do ser humano passando pelos diferentes períodos históricos e pré-históricos; e o Mapa da Colômbia.




A propósito, o Mapa da Colômbia em alto relevo foi uma das primeiras atrações do parque. Jaime Duque, que foi aviador conforme mencionamos, queria dar aos colombianos a ideia de como era observar o seu país a partir das alturas.

3. Puerto Caribe. Onde há uma réplica do Mar Caribe com o Destroyer Córdoba, que combateu na 2ª. Guerra Mundial, e o Navio Bergantín Independiente, que atuou na independência da Colômbia.




4. Bioparque Wakatá. É a zona de reserva natural do parque contemplando 450 animais de 100 espécies diferentes. São, por exemplo, flamingos, animais da savana africana, tigres, dentre outros.

5. Praça de Jogos.



Se você quiser ter uma visão panorâmica de todas essas atrações, pode utilizar o Trem Panorâmico, que percorre todo o perímetro do parque.

O parque também dispõe de vários restaurantes e cafés, permitindo que você passe o dia por lá.

Mapa do Parque




Para ampliar o mapa do parque, clique aqui.


Passe um dia inteiro por lá...




O Parque Jaime Duque está localizado no caminho de Bogotá até Zipaquirá, onde fica a famosa Catedral do Sal. Considerando isso, muita gente acaba fazendo as duas atrações no mesmo dia.

Entretanto, o recomendável é reservar um dia só para o parque para você poder visitar tranquilamente todas as suas atrações.

Horários de Funcionamento

O parque funciona de quarta a sexta-feira, das 9 às 17hs e nos sábados e domingos, das 10 às 18:30hs. Nas segundas e terças-feiras, o parque está fechado.

Ingressos

A entrada geral do parque custa 32.000 COP (aprox. 40 reais) e o bracelete especial custa 42.000 COP (aprox. 53 reais). Este último dá acesso a algumas atrações especiais, tais como, o trem panorâmico.




O visitante compra o ingresso no Edifício El Cóndor (muito bonito também) ao lado do estacionamento, do outro lado da rodovia. Há uma passagem subterrânea para chegar até o parque.

Como chegar?

O parque fica a 37 km da região da Zona Rosa de Bogotá (aprox. 1 hora de carro), no caminho para Zipaquirá, onde fica a Catedral de Sal.




É possível chegar ao parque por meio de transporte público. Em Bogotá, no Portal do Transmilenio com a Calle 170, é possível pegar um transporte com destino a Tocancipá. Deve descer na parada de Briceño.

Entretanto, ir de transporte público pode levar muito tempo. Recomenda-se contratar um taxi ou serviço de transporte turístico (por ex. Sanandante).

Estacionamento

O estacionamento é gratuito e fica do outro lado da rodovia para Zipaquirá.

Ao lado do estacionamento, há o Museu Aeroespacial da Colômbia. Se você é um apaixonado pela aviação, não deixe de fazer uma visitinha rápida. A entrada é gratuita.



Em Suma...

O parque Jaime Duque é surpreendente para os padrões latino-americanos. Suas atrações incluem replicas de importantes construções do mundo atual e do mundo antigo, além de uma imensa área de reserva natural. Se você vai à Bogotá, na Colômbia, não pode deixar o Parque de fora de seu roteiro.




Emerson Cesar
Emerson Cesar

Turistando por mais de 55 países, já dobrei o Cabo da Boa Esperança, cheguei ao Fim do Mundo e alcancei o Topo da Europa. Enfrentei as Dez Cortes do Inferno e cheguei ao céu em um Balão. Ainda tenho muitos lugares a desvendar, culturas a conhecer e comidas a experimentar. Viaje comigo em meus relatos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário