Press ESC to close

Conhecendo Éfeso e a Casa da Virgem Maria em Selçuk, na Turquia

Éfeso (em turco Efes e em inglês Ephesus) é uma antiga cidade localizada no município de Selçuk, na Turquia. A construção, que data do século X a.c., foi considerada Patrimônio Mundial pela Unesco em 2015.

Ainda em Selçuk encontra-se a Casa da Virgem Maria, um santuário religioso venerado por católicos e muçulmanos. Ambos são pontos de interesse que atraem muitos visitantes e peregrinos do país e do exterior. Se você vai à Turquia, não pode deixar de conhecer esses locais de relevância histórica e religiosa.

Passamos um dia em Selçuk e contamos como foi a nossa experiência.

Izmir: nossa base para explorar a região

Orla de Izmir, Turquia

Izmir (Esmirna em português) é uma cidade litorânea de 3 milhões de habitantes. É uma cidade grande, com boas opções de hospedagem e com grande disponibilidade de vôos, nacionais e internacionais. Entretanto, na cidade propriamente dita, não há muitos pontos de interesse turístico. As melhores atrações estão a 80-200 km de distância.

Ficamos na cidade 3 noites, sendo 2 dias livres para fazer turismo. Num dos dias, conhecemos Selçuk e, no outro, Pamukkale. Ambos os sítios dão razão ao slogan de que a Turquia é o maior museu a céu aberto do mundo!

• Fique atento: creio que Izmir não seja a melhor opção de local para se hospedar para explorar a região, pois os deslocamentos foram muito grandes. Talvez seja mais conveniente se hospedar em Selçuk e fazer um bate e volta a Pamukkale.

Chegando a Izmir

Aeroporto de Izmir, Turquia

Terminamos nosso roteiro na Grécia e continuamos nossa viagem pela Turquia. Pegamos um voo da Aegean Airlines de Santorini com destino a Izmir, com conexão em Atenas.

Aeroporto de Izmir (ADB) é longe da cidade, mas é bem servido de opções de transporte (trem, metrô, ônibus e taxi). Chegamos após a meia-noite, o que, entretanto, restringiu as nossas possibilidades de deslocamento para a cidade.

Aguardamos por 40 minutos o ônibus da empresa Havaṣ (o “ṣ” pronuncia-se “sh”), cuja partida estava marcada para as 00:40hs, mas este não chegou. Os funcionários da empresa foram pouco prestativos, sempre falavam “next bus”, mas este “next bus”, nunca chegava. Diante disso, só nos restou a opção de pegar um taxi e pagar 55 liras turcas (TL), o que era equivale a aproximadamente 70 reais.

Onde ficar em Izmir?

Renaissance Izmir Hotel, Turquia
Renaissance Izmir Hotel

Ficamos hospedados no Renaissance Izmir Hotel, bem localizado, numa região agradável da cidade, e próximo da Orla. Pagamos aprox. 270 reais a diária sem café da manhã. O hotel tem quartos amplos, academia, Wi-fi grátis de boa qualidade e bom atendimento. Os atendentes da recepção foram bastante prestativos.

Uma volta por Izmir

Região Central de Izmir, Turquia
Região Central de Izmir

No primeiro dia livre, aproveitamos para conhecer a orla da cidade, que tem muitos cafés e restaurantes. Passeamos por um complexo aberto com muitas lojinhas e que tem um formato circular e fica na região central da cidade.

A Orla é um local agradável para passear, tomar café e jantar. Fica praticamente vazia nesta época do ano (julho). Afinal, os moradores de Izmir costumam viajar para as suas casas de praia, em Çeṣme, por exemplo. Quanto às lojas da região central, não vi nada de muito interessante.

Orla de Izmir, na Turquia

Como ir de Izmir para Selçuk?

Já era meio-dia, hora de ir para Éfeso. Havia basicamente duas opções para ir de Izmir para Selçuk: de trem ou de Minibus. Outra opção é contratar um tour organizado para Éfeso, mas os preços costumam ser bem superiores.

• Muitos turistas chegam a Selçuk a partir do Porto de Kuşadası, localizado a 30 km da cidade.

Tivemos que ir de minibus (Dolmuṣ), pois o próximo trem da TCDD (companhia de trens da Turquia) só partiria às 15:40hs. Para nós, o trem teria sido mais conveniente para chegar à cidade, pois a estação de trem (Basmane) fica a aprox. 10-15 minutos de caminhada do hotel.

Trem da TCDD, Turquia

Pegamos, então, um taxi até a Izmir Otogar (Otogar = Rodoviária), que ficava um pouco distante do hotel. A corrida custou 36 TL.  Ao chegarmos a Otogar, pegamos um Minibus que nos levou em aproximadamente 1 hora para a Rodoviária de Selçuk (80 km).

O Minibus custou 10 TL por pessoa e era pago diretamente ao condutor.

Na rodoviária, bastou perguntar por “Otobus Selçuk” (Otobus = ônibus), para um senhor nos ajudar a chegar até a nossa van. Na entrada da estação rodoviária, basta seguir em frente até encontrar os ônibus. Procure por uma van em que está escrito Selçuk no vidro.

• Salvo em hotéis, alguns restaurantes mais finos e nos pontos turísticos, poucas pessoas em Izmir falam inglês, mas a comunicação não-verbal e as poucas palavras que falávamos em turco bastaram para resolver nossos problemas.

Em Selçuk

Selçuk, Turquia

Na estação de Minibus de Selçuk, combinamos com um taxista para visitar a Casa da Virgem Maria e Éfeso. O preço combinado foi de 75 TL.

Contato do Taxista:
H. Barboros Narli (Junior). Tel: +90 507 225035
barboros_narli@hotmail.com

Se não quiser pagar taxi, é possível caminhar até uma das entradas da cidade antiga de Éfeso (15-20 minutos).

Casa de Virgem Maria

Casa da Virgem Maria, Selçuk

A Casa da Virgem Maria é reconhecida como o último local de residência da mãe de Jesus. Após a morte de Jesus, alguns apóstolos sofreram perseguição em Jerusalém e ela teria se mudado para lá. Como falei, o local é considerado sagrado pelos cristãos e atrai muitos peregrinos.

Peregrinos na Casa da Virgem Maria, Selçuk, Turquia
Peregrinos na Casa da Virgem Maria
  • No Evangelho de São João, o apóstolo afirma que, antes da sua morte, Jesus o incumbiu de cuidar da sua mãe. São João, provavelmente, trouxe a Virgem Maria consigo para Éfeso. São duas as evidências de que essa estória é verdadeira: o fato de a tumba de São João ter sido localizada em Éfeso e o fato de a primeira basílica dedicada à Virgem Maria ter sido encontrada no local.

Não é possível, entretanto, tirar fotos do interior da casa.

Casa da Virgem Maria, Selçuk, Turquia
Casa da Virgem Maria, Selçuk

É um local todo arborizado, extremamente agradável e que transmite uma imensa paz,  mesmo para aqueles que não são religiosos.

Santuário da Virgem Maria, Selçuk, Turquia
Santuário da Virgem Maria

No caminho da saída, há um grande mural, onde as pessoas podem deixar as suas preces, mensagens e pedidos à Virgem Maria. No local, há lojas de souvenir e cafés.

A entrada custa 20 TL por pessoa. Não é viável chegar ao local a pé.

Éfeso

A cidade antiga de Éfeso

Em seguida, fomos a Éfeso, uma cidade com grande relevância histórica. A cidade que foi construída em torno de X a.c. passou pela era helenística e floresceu sob o Império Romano, chegando a ter 250.000 habitantes!

• Éfeso também tem uma grande importância na difusão do cristianismo. Foi um local onde viveu o Apóstolo São Paulo (52-54 DC) e para onde a Virgem Maria teria sido trazida após a Crucificação de Jesus.
A cidade antiga de Éfeso

Dentre as construções, destaca-se o Templo de Ártemis, considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, com mais de 100 pilares feitos de mármore. Infelizmente, hoje só restou uma coluna para relembrar esse passado.

Éfeso, Turquia

Também se destacam os Grandes Teatros, as Ágoras (mercados) e a Biblioteca de Celsius, cuja fachada foi restaurada e costuma ser o cartão-postal da cidade.

Biblioteca de Celsius, Éfeso, Turquia
Biblioteca de Celsius, Éfeso

Ingressamos por uma entrada da cidade antiga e saímos por outra, onde nosso taxista nos aguardava. Leva aproximadamente 2 horas para explorar toda a cidade. A entrada custa 30 TL. Há, ainda, um terraço cuja visitação custa 10 TL por pessoa, mas decidimos não visitar.

Templo de Adriano, Éfeso, Turquia
Templo de Adriano, Éfeso
  • Quando visitamos uma cidade antiga em ruínas, como é o caso de Éfeso, ficamos a imaginar o quão imponentes deveriam ser tais construções. É como montar um quebra-cabeça: imaginar como era ou deveria ser determinada construção e a vida na própria cidade. Ao lado de cada construção, havia um quadro explicativo que nos ajudava nesta tarefa.
A cidade antiga de Éfeso

Tanto na entrada, quanto na saída, você pode encontrar lojas de souvenirs e de livros explicativos sobre o local. Se quiser um “relógio genuinamente falso”, ali também você irá encontra-los.

• Como visitamos em julho, o sol estava muito forte. Recomendo, então, que você leve água (garrafa grande de preferência), roupas leves, tênis e óculos escuros. Venha também com bastante disposição para caminhar.

Uma vantagem de Éfeso em relação às cidades antigas da Grécia atual é que você não precisará subir muitas ladeiras ou morros, salvo se quiser chegar à parte mais alta dos anfiteatros.

Grande Teatro em Éfeso, Turquia
Grande Teatro em Éfeso

O taxi levou-nos de volta à Rodoviária de Selçuk. Caminhamos uns 10 minutos até chegar à estação de trem de Selçuk. No caminho, aproveitamos para tapear a fome comendo umas esfirras turcas deliciosas, por apenas 2,5 TL cada.

Voltando a Izmir de trem

Estação de Trem, Selçuk, Turquia
Estação de Trem, Selçuk

O trem para Izmir custou 6,25 TL. Uma desvantagem é que há intervalos grandes entre os trens (até 2 horas). Por isso, é importante estar atento ao “timetable”. Partimos às 18.00hs e chegamos às 19:30hs na estação Basmane em Izmir.

• Fique atento: os trens da Turquia não são tão pontuais quanto na Europa.  Na volta, o trem estava cheio e não foi muito fácil encontrar assentos vazios. Os trens são confortáveis, mas há lixo, tais como, garrafas vazias, jogadas no chão e nas mesas.
Interior de um Trem da TCDD, Turquia

Resumindo

Restaurantes em Selçuk, Turquia
Restaurantes em Selçuk

Selçuk é uma cidade de 30 mil habitantes nas proximidades de Izmir, na Turquia (80km). A cidade é agradável, conta com alguma infraestrutura de turismo (hotéis, restaurantes) e tem duas atrações de grande importância histórica: a cidade antiga de Éfeso e a Casa da Virgem Maria.

Existem alguns outros pontos turísticos que, por falta de tempo, não pudemos visitar: Castelo de SelçukIgreja de St. John e Gruta dos 7 dorminhocos (7 sleepers). Quem sabe numa próxima viagem?

Emerson Cesar

Apaixonado por viagens e por fotografia. Começou a descobrir o mundo há 10 anos e já visitou 71 países. Gosta de caminhar a esmo pelas cidades mundo afora, observando as pessoas, as comidas, as construções e a arquitetura. É formado em Engenharia e Direito.