Press ESC to close

Saúde: como evitar complicações vasculares durante o voo?

Vai viajar de avião?  A Dra. Taís Mori, cirurgiã vascular, aponta alguns cuidados que o viajante deve ter a fim de evitar algumas complicações vasculares, como o Inchaço das Pernas e a Trombose Venosa Profunda.

Trombose é a formação de um trombo (coágulo de sangue) no interior do coração ou de um vaso sanguíneo. A Trombose Venosa Profunda, também conhecida como TVP, é aquela em que o trombo se forma no interior de um vaso venoso profundo, principalmente nos membros inferiores (pernas).

Na TVP, o trombo (ou parte dele) pode se desprender e chegar até os pulmões, causando um problema bastante grave, conhecido como Embolia Pulmonar.

1. Roupas confortáveis

Recomenda-se o uso de roupas confortáveis durante o voo, para que isso facilite sua mobilidade dentro da aeronave.

2. Tome bastante água

Desde que não possua restrição, tome bastante água durante o voo, evitando a tendência natural de desidratação que o ambiente da aeronave proporciona.

3. Levante-se e movimente-se

Levante-se de seu assento regularmente e ande pela aeronave; ou vá até a saída de emergência e faça movimentos com as pernas, tais quais ficar na ponta dos pés e descer, dobrar e esticar os joelhos, repetidas vezes.

4. Meia-Elástica

Caso não possua contraindicação, o uso de meia-elástica (recomendada pelo seu cirurgião vascular) pode amenizar o desconforto e inchaço resultante de tantas horas com as pernas para baixo.

5. Consulte um Cirurgião Vascular

Para pessoas que já tiveram uma trombose anteriormente, ou fazem uso de anticoncepcionais, ou estejam sob tratamento por neoplasia maligna (câncer), tabagistas ou que estejam com sua capacidade de mobilidade reduzida (ex: usando talas ou gesso nos membros inferiores, muletas, cadeiras de roda, etc…), recomenda-se não viajar sem antes passarem por uma avaliação com o Cirurgião Vascular, pois, em alguns casos, o uso de uma medicação preventiva de trombose se faz apropriado.

Com planejamento, cuidado e responsabilidade, sua viagem pode ser segura e lhe proporcionar momentos inesquecíveis, positivamente.

Boa viagem!

Obrigado a Dra. Taís pelo post! Não deixe de seguir a página do Facebook da Dra. Taís Mori, Cirurgiã Vascular, e saber mais sobre complicações vasculares.

Foto de capa: Creative Commons – https://pxhere.com/pt/photo/33106

Emerson Cesar

Apaixonado por viagens e por fotografia. Começou a descobrir o mundo há 10 anos e já visitou 71 países. Gosta de caminhar a esmo pelas cidades mundo afora, observando as pessoas, as comidas, as construções e a arquitetura. É formado em Engenharia e Direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *