Quem viaja pelo mundo afora, provavelmente, já se questionou se uma determinada companhia aérea é confiável. Ao pesquisar nos metabuscadores, se deparou, por exemplo, com Garuda, Lion Air, Mahan Air, Sunexpress, Wasaya Airways ou Tiger Air. Por outro lado, em questões de segurança de aviação, a imprensa não especializada só desinforma.

Voar ou não Voar, eis a questão!

Neste post, vou dar algumas dicas para você responder esta questão.

Em primeiro lugar, é importante definir o que é uma empresa aérea confiável. Na minha opinião, uma companhia aérea é confiável se atende aos seguintes requisitos, na ordem:

  1. Segurança
  2. Pontualidade (Atrasos/Cancelamentos)
  3. Conforto
  4. Serviço de Bordo
  5. Entretenimento

De todos, apenas o critério segurança é imprescindível. Os demais é possível tolerar, dependendo do tipo e da duração do voo.

Se o voo for de curta duração, o conforto, entretenimento ou serviço de bordo podem não ser critérios tão importantes. Entretanto, a pontualidade pode ser fundamental, pois você tem um compromisso na cidade de destino. Neste caso, se o voo for cancelado, pode atrapalhar toda a sua viagem.

Onde eu posso obter estas informações?

1. Segurança

Vários sites na internet disponibilizam informações sobre os rankings de segurança de Companhias Aéreas e sobre Ocorrências/Acidentes.

A empresa JacDec, por exemplo, divulga a cada ano um Ranking de Segurança Aérea.

No Ranking de 2016, a Cathay Pacific, de Hong Kong, foi considerada a companhia mais segura. A Gol e a LATAM estão nas 51° e 53° colocações neste Ranking. Leia aqui.

União Europeia divulga uma lista de empresas aéreas que são banidas do bloco, o que pode ser uma referência interessante para os turistas. Importante esclarecer que, além da lista de empresas banidas, a UE também divulga uma lista de empresas aéreas cuja operação no território do bloco é restrita ou sujeita a diversas condições. Leia aqui.

National Transportation Safety Board (NTSB) dos Estados Unidos tem uma base de dados de todas ocorrências, fatais ou não, com a aviação no mundo inteiro. Leia aqui.

Outros sites interessantes para consultar informações de segurança na aviação são:

É bom lembrar que a Aviação ainda é o modal de transporte mais seguro e o turista não deve descartar uma companhia aérea tão somente porque houve um acidente ou incidente aéreo com aquela empresa.

Em 2017, por exemplo, não houve qualquer morte em decorrência de acidentes na aviação comercial no mundo inteiro, o que é uma evidência impressionante da segurança do modal aéreo.

  • Ao falar em aviação comercial, estou a me referir às linhas regulares de voos domésticos ou internacionais. Não estou falando da aviação geral!

Observe que as principais empresas brasileiras (GOL e LATAM) tiveram acidentes graves em menos de 10 anos e elas continuam voando por aqui sem problemas. Na aviação, as ocorrências em Aeronáutica são investigadas e um conjunto de medidas são propostas para prevenir eventos semelhantes.

As fontes de informação acima vão te ajudar a se tranquilizar com relação a uma companhia aérea desconhecida.

2. Atrasos/Cancelamentos

A ANAC obriga as companhias aéreas brasileiras ou estrangeiras que operem no Brasil a divulgar uma estatística de atrasos e cancelamentos de voos. Esta estatística aparece, tanto no site da empresa aérea, quanto no site da ANAC .

São divulgados os percentuais de cancelamentos e os percentuais de atrasos superiores a 30 minutos e a 60 minutos.

No site da Avianca Brasil (vide figuras), por exemplo, após pesquisar um voo, clique em Detalhes do Voo. Aparecerá a seguinte tela.

Índice de Pontualidade
Índice de Pontualidade

Depois clique em Índice de Pontualidade, e você obterá informações sobre a pontualidade e os eventuais cancelamentos daquele voo.

Índice de Cancelamento

Sei que muitos dos passageiros nem olham esta informação, mas, em determinadas situações, é importante ficar atento a esses números para escolher o voo e a companhia aérea, em especial, quando você tem compromissos inadiáveis ou conexões aéreas que podem ser perdidas se seu voo atrasar ou for cancelado.

Se, por exemplo, você tem uma conexão internacional de curta duração e o primeiro voo tem elevado índice de cancelamentos ou atrasos, é melhor procurar outra opção.

3. Conforto

A ANAC também criou uma classificação de aeronaves de companhias aéreas brasileiras segundo o espaço entre as poltronas.

São 5 categorias de A a E, sendo a A a que mais espaçosa (mais de 73 cm) e a E a menos espaçosa. Estas informações estão disponíveis ao passageiro quando pesquisa o voo desejado no site da empresa, da mesma forma que os Atrasos e Cancelamentos. Este selo da ANAC está colocado na entrada de um avião. 

Selo de Conforto das aeronaves (ANAC)
Selo de Conforto das aeronaves

Entretanto, só as empresas aéreas brasileiras estão obrigadas a tal classificação.

Se vai viajar por uma empresa estrangeira, visite o site SeatGuru, você poderá consultar mapas de assentos das aeronaves de diversas companhias aéreas pelo mundo. Com base na configuração da aeronave você pode ter uma ideia se os passageiros ficam muito apertados ou não.

Skytrax

Deixei para o final do post o principal site com informações a respeito de companhias aéreas. É o da Skytrax, uma empresa de consultoria britânica especializada no mercado de aviação.

Skytrax criou um site (Airline Quality) para registro e divulgação de avaliações (reviews) de empresas aéreas feitas pelos passageiros. Os passageiros devem avaliar as empresas conforme 5 critérios (muito semelhantes aos que falei anteriormente):

  • Comidas e Bebidas;
  • Entretenimento;
  • Conforto;
  • Staff Service (atendimento);
  • Value for Money (custo-benefício).

As avaliações são fontes de informação importantes para o passageiro.

A Skytrax também classifica as empresas aéreas com um número de estrelas (até 5).

  • Além de informações sobre Cias Aéreas, o site Airline Quality também apresenta avaliações de Assentos de Cias Aéreas, Aeroportos e Lounges.

Bom, agora que você já sabe o que é uma companhia aérea confiável, desejo-lhe um bom voo!

Show CommentsClose Comments

Leave a comment