Primeira viagem de avião: um guia passo a passo

Esse artigo é para você que é um viajante iniciante ou vai fazer a sua primeira viagem de avião. Vamos dar algumas dicas para que você já chegue preparado, conhecendo os procedimentos o passo a passo e evitando a ansiedade muito comum nessas situações.

 

1 – Faça o check-in online.


Algumas companhias aéreas liberam o check in 48 horas antes do embarque, outras, apenas 24 horas. O check in pode ser feito na internet ou pelo aplicativo.

A grande vantagem de se fazer o check in antes é que você consegue escolher o seu assento e poupar tempo no aeroporto.

Em alguns casos, como quando viajando com crianças, o check-in online não é permitido.

Mas, se por algum motivo você não conseguir fazer o seu, não se desespere. No aeroporto haverá muitos funcionários para ajudá-lo.

Não se esqueça de pontuar o seu voo no programa de fidelidade da companhia aérea: basta digitar o número do seu programa de fidelidade no campo correspondente!

Saiba mais: Hábitos Essenciais do Viajante Inteligente – Edição #1

 

2 – Planeje-se para chegar com pelo menos 2 horas de antecedência no aeroporto para voos nacionais e 3 horas para voos internacionais


Para alguns esse tempo pode parecer exagerado mas, lembre-se, que é sua primeira vez e a ansiedade torna tudo mais complicado.

Para evitar imprevistos, como trânsito para chegar ao aeroporto, saia de casa com um tempo razoável de casa para chegar de 2 ou 3 horas antes do voo, conforme se trate de voos domésticos ou internacionais.

Um exemplo: Se você está no Centro de São Paulo e vai para o Aeroporto de Guarulhos para um voo internacional às 22hs, saia de casa às 18hs. Assim, terá 1 hora no trânsito para chegar ao aeroporto às 19hs (3 horas antes do voo).

Mas não adianta chegar muito cedo, especialmente nos voos internacionais, pois, os balcões de check-in abrem 3 ou 4 horas antes do horário dos vôos.

 

3- Despachando a bagagem


Totens de Autoatendimento - Aeroporto de Brasília
Totens de Autoatendimento – Aeroporto de Brasília

Chegando ao aeroporto, se você ainda não fez o check-in, procure os totens de atendimento. Peça ajuda a um funcionário credenciado se tiver alguma dúvida. Caso contrário, dirija-se diretamente ao balcão de check-in.

Fique atento: Algumas companhias aéreas estão exigindo que você retire a etiqueta de bagagem no próprio totem, antes de se dirigir ao balcão de check-in.

 

Balcões de Check-in - Aeroporto de Bogotá
Balcões de Check-in – Aeroporto de Bogotá

 

Nos balcões de check-in no Brasil, geralmente, há quatro filas:

fila para clientes com prioridade por lei: idosos, gestantes e portadores de necessidade especiais e crianças de colo (não há fila de prioridades como esta na maioria dos países).

fila para clientes com prioridade comercial: aqueles que possuem status em programa de fidelidade da companhia aérea ou alguns cartões de crédito

fila para despacho de bagagem: para quem já fez check-in online. Costuma ser mais rápida.

– fila para check in: para todos os outros

Se você não pontuou no programa de fidelidade da companhia aérea durante o check in online, você pode faze-lo no totem ou no balcão de atendimento.

Se você fez o check in online e não vai despachar bagagem, ou seja, possui apenas uma bagagem de mão dentro das especificações da companhia aérea, pule esse etapa, vá direto para o portão de acesso com o seu cartão de embarque.

Chegando ao balcão de atendimento, você deve colocar sua mala em uma esteira ao lado e será feita a pesagem da bagagem. Se ela pesar mais que o permitido, você terá que pagar um valor extra.

Fique atento: a maior parte das companhias brasileiras está cobrando por qualquer bagagem despachada. O valor varia de companhia para companhia. Sugere-se adquirir a franquia de bagagem quando for comprar a própria passagem. É mais barato e você perde menos tempo.

 

4- Acessando a área restrita de embarque


Portão de Embarque - Aeroporto de Guarulhos
Portão de Embarque – Aeroporto de Guarulhos

Procure as placas indicando embarque. Lá, você deverá apresentar seu cartão de embarque para o funcionário para que ele escaneie a sua passagem. Em alguns aeroportos já existem bloqueios automáticos. É só você posicionar o código de barras do seu cartão de embarque no local indicado (geralmente tem uma luz verdinha) e geralmente, o código tem que estar voltado para baixo.

 

5- Passando pela Verificação de Segurança (Raio-X)


Após entrar na área restrita você deverá passar pela fiscalização de segurança. Deverá colocar todos os seus pertences nas bandejas oferecidas e passar pelo Raio-X.

Algumas observações importantes:

Para você:

– tire tudo o que for de metal dos bolsos;

– coloque bonés, chapéus, cachecol e óculos nas bandejas;

– não esqueça de tirar relógio, cinto e pulseiras;

– alguns sapatos, principalmente os de salto e botas, ativam o alarme, então, poderá ser solicitado que você os retire. Não se preocupe. Isso é corriqueiro!

Para seus pertences:

– separe os notebooks (eles devem ser colocados em uma bandeja separada e sem a capa)

– não leve nada perfurante, cortante ou inflamável. Lembre-se aqui dos alicatinhos de unha, tesouras e acetona. Desodorantes em aerossol ou spray apenas abaixo de 100ml. Para voos internacionais, há orientações especificas.

– líquidos são permitidos em voos nacionais, embora, alguns aeroportos possam alterar seu nível de restrição sem aviso prévio. Por exemplo, no Rio de Janeiro, só estão autorizando a entrada de água mineral lacrada.

– Não custa relembrar: armas de fogo e drogas ilícitas também não são permitidas.

Vale ressaltar que mesmo fazendo tudo isso você pode ser selecionado para uma revista. O funcionário do aeroporto irá passar um detector de metal no seu corpo e irá revistar sua mala. Nada fora do comum!

 

6- Controle de Imigração (Polícia Federal)


Para quem está saindo do Brasil, há um passo extra: a Policia Federal.  Você deve apresentar seu passaporte e cartão de embarque para o agente de imigração para que sua saída seja registrada.

Passaportes mais novos (emitidos a partir de dezembro de 2010), já possuem um dispositivo eletrônico para gravação de dados na sua capa (um chip). Nesse caso, você pode ir numa fila exclusiva e passar seu passaporte sozinho nos bloqueios eletrônicos, sem a necessidade de falar com o agente de imigração. Coloque a página da foto voltada para baixo e aguarde a leitura.

 

7 – Portão de embarque


Primeira viagem de avião: um guia passo a passo 1

 

Após a fiscalização de segurança e a imigração, você encontrara diversas televisões e painéis com os números dos voos e o respectivo número do portão de embarque. Procure o seu voo pelo horário, destino, companhia ou número do voo e certifique-se do numero do portão de embarque, pois ele pode ser diferente daquele escrito no seu cartão de embarque.

 

Primeira viagem de avião: um guia passo a passo 2

 

Depois, é só dirigir-se portão indicado e aguardar o horário marcado para o início do embarque. Em voos nacionais o início do embarque geralmente está agendado para 40 minutos antes do horário previsto para a decolagem, em internacionais 60 minutos.

Fique atento às chamadas pois os portões de embarque podem mudar, e isso acontece com bastante frequência.

 

8 – Embarcando


Filas para Embarque
Filas para Embarque no Aeroporto de Brasília

No horário estipulado esteja no seu portão de embarque. Preste atenção nas placas indicativas pois o embarque também é realizado por setores: primeiro as prioridades por lei, depois as prioridade comerciais e por último, as demais poltronas. Cada companhia aérea divide esse ultimo grupo de maneira específica.

Fique atento: Em outros países, geralmente não há essa fila de prioridade por lei.

Você deverá apresentar novamente o seu cartão de embarque e dessa vez um documento original com foto.

São aceitos RG; passaporte; CNH e carteira de classe profissional. Atualmente são aceitos também esses documentos no formato eletrônico (leia aqui). Não são aceitos xerox.

Para voos internacionais, em 9 países da America do Sul, você pode viajar com o RG com validade menor de 10 anos e em bom estado de conservação. Para todos os outros destinos internacionais, o ÚNICO  documento aceito é o seu passaporte.

 

9 – No Avião


Embarque na Aeronave
Embarque na Aeronave

 

Dentro do avião, procure seu assento. Em cima dos bancos, próximo ao local onde é guardado a bagagem você encontrará as indicações. O numero corresponde à sua fileira e as letrinhas ao seu assento propriamente dito, que pode ser na janela, meio ou corredor.

Afivele o cinto e boa viagem!

 

9- Chegando ao destino


Ao chegar no local de destino, algumas companhias aéreas já informam, ainda dentro do avião em que esteira estará a sua bagagem.

Se estiver em um voo de conexão, procure seu novo portão de embarque e siga os mesmos passos acima. Geralmente, a sua bagagem irá direto para o seu destino final, ou seja, você não precisa pegá-la e despachá-la novamente.

Existem algumas exceções a essa regra, como o caso de voos internacionais em que você deverá fazer a imigração no local e depois seguir em um voo nacional.

Voos Internacionais

Aqui novamente um passo extra: a imigração. Procure pela fila de estrangeiros (all passports). O agente da imigração geralmente vai perguntar o objetivo da viagem, quanto tempo ficará e qual o hotel. Tenha todos esses comprovantes impressos, inclusive a passagem de volta. Isso ajuda muito, principalmente se você não falar a língua local e nem inglês!

Baggage Claim

Se este for o seu destino final, procure pelas placas de desembarque (Baggage Claim) e depois é só aguardar sua bagagem chegar.

Sempre confira, na Etiqueta de Bagagem, se aquela Bagagem é realmente sua! Parece besteira mas, as bagagens são muito parecidas e na ansiedade você pode levar a bagagem de outro passageiro e acredite em mim: isso te dará muita dor de cabeça!

Caso sua bagagem não apareça na esteira, ou apresente algum dano visível, procure um agente da companhia aérea, ainda dentro da zona restrita. Não saia da área restrita.

Tenha em mão seu comprovante de bagagem e o funcionário tentará localizar sua bagagem. Caso ela não tenha vindo, ela virá em um próximo voo e será entregue para você no local indicado.

 

Desembarque do Aeroporto de Vitória
Desembarque do Aeroporto de Vitória

 

Agora é só pegar seu transfer e aproveitar sua viagem!

Pin It